Política

Caso Marielle: PSOL pede à PGR investigação contra Braga Netto por nomear Rivaldo Barbosa

‘Qual a motivação de Braga Netto para ignorar as ligações de Rivaldo Barbosa com a milícia?’, questiona o partido

Negociatas. Braga Netto chefiou uma intervenção suspeita – Imagem: Marcelo Camargo/ABR
Apoie Siga-nos no

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados solicitou nesta segunda-feira 25 ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, a abertura de uma investigação contra o general da reserva do Exército Walter Braga Netto por nomear, dias antes do assassinato de Marielle Franco, o delegado Rivaldo Barbosa como chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Em 2018 – anos antes de virar ministro e posteriormente candidato a vice-presidente de Jair Bolsonaro -, Braga Netto era o interventor federal na segurança pública do Rio, escolhido pelo então presidente Michel Temer. Em 8 de março daquele ano, o general assinou a nomeação de Rivaldo, que tomou posse no dia 13 – véspera do atentado contra Marielle e seu motorista, Anderson Gomes.

No último domingo 24, com autorização do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal prendeu Rivaldo e mais dois suspeitos de planejar e mandar matar Marielle: o deputado federal Chiquinho Brazão (RJ) e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Domingos Brazão.

“Importa salientar que Braga Netto foi alertado que Rivaldo Barbosa era suspeito de ter ligações com a milícia carioca — e mesmo assim bancou a indicação do então chefe da Delegacia de Homicídios para a Secretaria de Polícia Civil”, diz a representação enviada pelo PSOL à PGR.

Segundo o partido, ao nomear Rivaldo, Braga Netto “deu o poder necessário para o artífice – e uma das cabeças pensantes – da execução de Marielle Franco e Anderson Gomes”.

“Fica o questionamento: qual a motivação do Sr. Braga Netto para ignorar as ligações do Sr. Rivaldo Barbosa com a milícia?

Em nota divulgada no domingo, a defesa de Braga Netto afirmou que Rivaldo havia sido indicado pelo então secretário de Segurança Pública, o general Richard Nunes. “Por questões burocráticas, o ato administrativo era assinado pelo Interventor Federal que era, efetivamente, o governador na área da segurança pública no RJ”, sustentam os advogados.

Leia a íntegra da representação do PSOL:

rep braga_rev.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo