Política

Caso Marielle: Explicações de Bolsonaro são ‘insuficientes’, diz líder do PSOL

Resposta do presidente sobre suposta relação com o assassinato de Marielle atacam direitos, afirma Juliano Medeiros

Juliano Medeiros, presidente nacional do PSOL
Apoie Siga-nos no

Em coletiva dada nesta quarta-feira 30, o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, afirmou que o partido não irá acusar Bolsonaro de estar envolvido no assassinato de Marielle Franco sem provas e declarou que as explicações dadas por Jair Bolsonaro “são absolutamente insuficientes” ao criticar o tom adotado pelo presidente para se justificar. 

O nome de Jair Bolsonaro surgiu na noite da terça-feira 29 em uma reportagem do Jornal Nacional, da Rede Globo. Segundo a matéria, os acusados de terem cometido o assassinato de Marielle Franco, vereadora do PSOL, e seu motorista Anderson Gomes estiveram no condomínio de Bolsonaro horas antes do homicídio.

Questionado sobre os riscos políticos para Bolsonaro, Juliano Medeiros afirmou que a maneira como o presidente respondeu à reportagem representava desrespeito à imprensa e fazia relações não verídicas com o PSOL e com o atentado de Adélio Bispo contra Bolsonaro em 2018. Afirmou ainda que esperava que o “o Brasil viva um Chile o mais rápido possível” em relação à resposta popular às declarações de Bolsonaro. 

“Queremos que autoridades esclareçam quem estava na casa 58 e se há algum contato entre Élcio, Ronnie e a família Bolsonaro. O PSOL em nenhum momento alimentou ilação nesse caso. Até agora, temos apenas um suposto contato”, disse, citando o nome de dois acusados de envolvimento no crime. 

Há, por parte do PSOL, o desejo que o caso permaneça com o Ministério Público do Rio de Janeiro e que não seja federalizado  para evitar “qualquer medida que pudesse interromper as investigações”, disse Medeiros. O partido pediu uma audiência com o presidente do STF, Dias Toffoli, ainda para esta quarta-feira, mas ainda não obteve retorno. 

“Vamos pedir para que o STF fique atento a qualquer possibilidade de intervenção do governo federal. Jair Bolsonaro já demonstrou que interfere na Justiça para proteger sua família. É um risco”, relatou o presidente do partido.

Em nota, o partido já havia se posicionado rapidamente após a reportagem do Jornal Nacional, dizendo que o PSOL nunca tinha feito qualquer ilação entre Jair Bolsonaro e o assassinato de Marielle Franco, mas que as informações veiculadas são “gravíssimas”.

“O Brasil não pode conviver com qualquer dúvida sobre a relação entre o Presidente da República e um assassinato. Exigimos respostas. Exigimos justiça para Marielle e Anderson.”, diz o texto.

Entenda o caso

O porteiro do local contou à polícia que Élcio de Queiroz, um dos suspeitos da morte de Marielle e Anderson, entrou no condomínio e disse que iria para a casa do então deputado Jair Bolsonaro. O funcionário disse que, ao interfonar para casa do presidente, o identificado por ele como “Seu Jair” liberou a entrada do suspeito.

No dia 14 de março, Jair Bolsonaro estava em Brasília na Câmara dos Deputados. Seu registro foi inscrito em sessões que aconteceram no período da manhã e da tarde naquele dia. Em suas redes sociais, o então deputado também postou vídeo com admiradores na parte de fora de seu gabinete.

Como as investigações chegaram até o presidente da República, o caso agora pode ser assumido pelo Supremo Tribunal Federal, como determina a Constituição. Representantes do Ministério Público do Rio foram até Brasília em 17 de outubro para fazer uma consulta ao presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Dias Toffoli, mas ele ainda não retornou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo