Política

Casal de pastores amigo de Bolsonaro já foi preso com dólares na Bíblia

Sônia e Estevam Hernandes, líderes da Igreja Renascer, ficaram presos nos EUA por não declararem 56 mil dólares em vôo

Foto: Isac Nóbrega/PR
Apoie Siga-nos no

Nesta quinta-feira 20, Jair Bolsonaro esteve na 27ª edição da Marcha para Jesus, que reúne milhares de fiéis anualmente em São Paulo. Ao seu lado, estava o casal Hernandes, líderes da igreja Renascer em Cristo e organizadores da Marcha. Nomeados como “casal maravilhoso” por Bolsonaro, ambos já foram presos nos Estados Unidos por entrarem no país com 56 mil dólares escondidos – uma parte estava, inclusive, dentro de uma Bíblia -, e possuem dívidas trabalhistas no Brasil.

Na época do crime internacional, em 2007, Estevam e Sônia Hernandes foram condenados a 140 dias de cadeia, outros cinco meses em prisão domiciliar e dois anos de liberdade vigiada, segundo a revista Época. No Brasil, já foram acusados de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e estelionato, mas acabaram absolvidos pelo Supremo Tribunal Federal em 2012.

O império da Renascer ascendeu principalmente nos anos 90 e no começo da década de 2000, mas a sucessão de escândalos e declínio financeiro fez com que o número de templos caísse no Brasil. Entre as polêmicas, estavam denúncias de que eles usavam nomes de fiéis para adquirir bens e carros, que depois eram prejudicados em razão da falta de pagamento.

Em 2009, o telhado da sede da Renascer, localizada em São Paulo, desabou. Nove pessoas morreram e 117 ficaram feridas. O atraso nas indenizações fez com que, em 2016, uma juíza determinasse a penhora de 20% do dízimo arrecadado diariamente nos cultos para ressarcir uma vítima.

No início de 2019, a União declarou que estava cobrando de igrejas, clubes e entidades dívidas referentes a quebra de regras que garantem a esses grupos a isenção fiscal. A Igreja dos Hernandes figurava com dívidas trabalhistas por não colaborar, por exemplo, com as contribuições patronais exigidas, de acordo reportagem da Folha de S.Paulo.

“Primeiro Deus, depois a família, respeitada e tradicional, acima de tudo”, disse Bolsonaro em certo momento do evento. Depois, ainda cravou que o Brasil tinha “problemas sérios de ética, moral e economia”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo