Política

Casa Civil nega estudo sobre reajuste no Bolsa Família após declaração de Wellington Dias

‘Esse tema não está na pauta do governo e não será discutido’, disse a pasta

Casa Civil nega estudo sobre reajuste no Bolsa Família após declaração de Wellington Dias
Casa Civil nega estudo sobre reajuste no Bolsa Família após declaração de Wellington Dias
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Casa Civil negou, nesta sexta-feira 7, que esteja em curso um debate para um aumento no Bolsa Família. O posicionamento da pasta é após o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, afirmar que o tema está ‘na mesa’ do governo.

“Esse tema não está na pauta do governo e não será discutido”, disse a Casa Civil.

Em entrevista à DW, publicada nesta sexta-feira, Dias afirmou estava em discussão um aumento no valor do benefício social como uma foram de diminuir o impacto da alta dos alimentos. “Será um ajuste? Será um complemento na alimentação? […] Está na mesa. A decisão vai ser tomada até o final de março”, afirmou.

A inflação oficial do Brasil ficou em 4,83% em 2024, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE. No caso dos alimentos, o índice ficou em 7,69%, o que ascendeu um alerta no governo Lula (PT).

A gestão tem, nas últimas semanas, discutido diferentes formas de reduzir os efeitos da inflação, em especial, nos itens que integram a cesta básica. O presidente chegou a citar um plano envolvendo vários ministérios para reduzir o valor dos alimentos, mas ainda não forneceu detalhes sobre as medidas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo