Política

Socialista Morena, de Cynara Menezes, estreia hoje

Nossa repórter em Brasília migrou seu blog para nosso site; Página venceu o Troféu Mulher Imprensa 2012 na categoria Jornalista de Mídias Sociais

Socialista Morena, blog de Cynara Menezes, estreia no site de CartaCapital
Apoie Siga-nos no

A partir desta quarta-feira 5, o premiado blog jornalístico e literário Socialista Morena, da repórter de CartaCapital Cynara Menezes, passa a ser hospedado no site da revista. No ar desde 19 de setembro do ano passado, o blog venceu o Troféu Mulher Imprensa 2012 na categoria Jornalista de Mídias Sociais, e nasceu de uma vontade da repórter em ter um espaço ilimitado para compartilhar conhecimento qualificado. Desde que foi lançado, Cynara intercala o trabalho de apuração das reportagens para a revista em Brasília (onde mora) com as postagens. “Tem noites que varo quando resolvo fazer alguma tradução, como é o caso das entrevistas históricas, que têm que ser digitadas inteiramente e traduzidas, pois algumas, como a do William Burroughs – o poeta beat – com Davie Bowie, e a entrevista do Mino Carta com o Lula (em 1978) estavam inéditas na rede”.

Até hoje, relembra a autora, o post que mais repercutiu foi uma “homenagem” aos roqueiros reaças do Brasil. “Mas têm posts ‘eternos’, como o primeiro, dos mandamentos do esquerdista moderno, que sempre voltam”, diz. “As notícias que posto sempre têm um viés de denúncia ao capitalismo, ou seja, têm sempre uma pegada de esquerda. Para provocar o pensamento mesmo”. E complementa: “me preocupo em fazer postagens atemporais, para que as pessoas sempre tenham o que ler no blog, independentemente do tema do dia”.

Uma das últimas postagens aborda a forma como a questão da maconha é encarada no Brasil, segundo ela, mostrada pela mídia tradicional e boa parte dos políticos de forma sempre a criminalizar o seu uso. “Mas você sabia que existem vários estudos recentes positivos sobre a maconha? É todo um mundo de informações novas, científicas, que simplesmente não chega ao cidadão para que ele possa se informar corretamente, além de deixar milhares de pessoas enfermas sem a possibilidade de acesso a terapias mais eficazes fora dos remédios convencionais, que rendem fortunas aos grandes laboratórios”, argumenta a jornalista.

A maior surpresa com o blog, diz ela, tem sido o interesse dos leitores por assuntos desconectados com os fatos do dia-a-dia. “Foi muito bacana o retorno que recebi de um post menos óbvio no sentido de repercussão: o que falava da parceria entre o beatnik Allen Ginsberg e os punk rockers do The Clash.”

Após oito meses de postagens, Cynara diz que “tanto as matérias no site da Carta quanto os posts do blog repercutem muito na rede”. “A diferença”, completa, “é que no blog eu sou mais opinativa, enquanto que na Carta eu sou mais informativa. São duas coisas diferentes e tenho muito prazer em fazer ambas”.

Para os leitores habituais do Socialista Morena, nada muda. Todos os links antigos e o endereço anterior seguem valendo, apenas serão automaticamente redirecionados para o novo domínio, o http://socialistamorena.cartacapital.com.br

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar