CartaExpressa
‘Carta aos cristãos’ que Lula avalia lançar já foi escrita e passa por revisão entre aliados
O texto deve destacar compromisso com liberdade religiosa e parceria com igrejas


A campanha do ex-presidente Lula (PT) avalia divulgar um documento aos evangélicos que teria o nome de “Carta aos Cristãos”. Apesar da resistência do petista, aliados defendem o gesto.
O texto já está pronto e passa pela revisão de integrantes da campanha. A articulação conta com a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).
Um aliado de Lula ouvido pela reportagem disse ter lido o documento e aprovado. O objetivo será destacar compromisso com a liberdade religiosa e a “parceria” com igrejas. O tema deve ser pautado em uma reunião da coordenação política nesta segunda-feira 10 em São Paulo.
Nesta semana, o ex-presidente fará uma investida no público religioso com uma agenda marcada para terça e quarta no Rio de Janeiro com líderes evangélicos. A articulação dos eventos ocorre com a ajuda do presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), e o líder do União Brasil fluminense, Waguinho, que também é prefeito de Belford Roxo.
Em São Paulo, também está previsto um evento em apoio a Lula com a participação de representantes de diversas denominações. O ex-presidente, no entanto, não deve estar presente, por conta de uma agenda em estados do Nordeste.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.