Política

Carlos Bolsonaro vai ao STF para que Lira forneça endereço de Janones: ‘Vem criando dificuldades’

O filho do presidente atribui ao deputado o crime de injúria e pede indenização de R$ 20 mil

Carlos Bolsonaro vai ao STF para que Lira forneça endereço de Janones: ‘Vem criando dificuldades’
Carlos Bolsonaro vai ao STF para que Lira forneça endereço de Janones: ‘Vem criando dificuldades’
Fotos: Divulgação/Câmara de Vereadores do Rio; e Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski que oficie o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O objetivo é obter o endereço do imóvel funcional do deputado federal André Janones (Avante-MG).

Janones é alvo de processos por ter chamado o filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) de “miliciano”, “vagabundo”, “merda” e “bosta” durante as eleições deste ano. 

O relator do caso no STF determinou a notificação de Janones, que ainda não se manifestou. 

“Considerando que restaram infrutíferas todas as tentativas de notificação de Janones, é forçoso reconhecer que ele vem criando dificuldades para que o oficial de justiça cumpra a diligência. Isso porque, conforme se observa no processo, as diligências confirmaram que os endereços indicados pelo querelante pertencem ao querelado, portanto, não há que se falar em paradeiro desconhecido”, diz a ação de Carlos.

Uma das publicações citadas no documento mostra um desenho em que Janones parecer forçar o vereador a tomar o “próprio veneno”.

Em outra publicação listada, Janones diz: “Sério que tinha quem achava esse merda desse Carlos Bolsonaro um gênio das redes? Esse cara é um bosta, gente!”.

Segundo a defesa do vereador, as manifestações do parlamentar não são resguardadas pela imunidade parlamentar, nem pelo direito à liberdade de expressão. Na ação Carlos atribui a Janones o crime de injúria e pede que o deputado seja condenado a pagar indenização de 20 mil reais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo