Política
Carlos Bolsonaro sai em defesa de Olavo de Carvalho e ataca Mourão
Filho do presidente está no meio da troca de farpas entre o guru do presidente e o vice militar

A disputa entre olavistas e militares dentro do governo Bolsonaro parece longe de uma trégua e o clima de tensão só aumenta. Dessa vez foi o filho do presidente e principal articulador, Carlos Bolsonaro, que entrou na discussão. Nesta terça-feira 23, o vereador do Rio de Janeiro saiu em defesa do guru do presidente, o astrólogo Olavo de Carvalho, e atacou o vice Hamilton Mourão.
. @opropriolavo é uma gigantesca referência do que vem acontecendo há tempos no Brasil. Desprezar isto só têm três motivos: total desconhecimento, se lixando para os reais problemas do Brasil ou acha que o mundo gira em torno de seu umbigo por motivos que prefiro que reflitam.
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) 22 de abril de 2019
Em seguida, Carlos compartilhou em seu Twitter a foto de um convite para uma palestra do vice Mourão nos EUA. No texto do convite, há críticas ao governo de seu pai.
Tradução “do que parece ser” convite ao vice-presidente para palestra nos EUA e convidados-se não visse não acreditaria que aceitou com tais termos (que pode ser conferido no próprio site da empresa) / já que desta vez não se trata de curtida vamos ver como alguns irão reclamar. pic.twitter.com/saNy6qRYGf
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) 23 de abril de 2019
O filho do presidente criticou, também, o fato de o vice-presidente ter curtido um twitter da jornalista Raquel Sheherazade no qual ela elogia Mourão e critica o governo Bolsonaro.
Tirem suas conclusões: pic.twitter.com/48x9xRpWCX
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) 23 de abril de 2019
A causa da briga entre os bolsonaristas
No domingo 21, o presidente Jair Bolsonaro postou, em sua conta do YouTube, um vídeo sobre Olavo de Carvalho no qual o astrólogo diz que, desde Euclides da Cunha, a única contribuição dos militares à cultura nacional foi ‘cabelo pintado’ e ‘voz empostada’. Ficou subentendido que o presidente endossava as declarações do guru.
“Esse pessoal subiu ao poder em 1964, destruiu os políticos de direita e sobrou o quê? Os comunistas. E os comunistas tomaram o poder. E nós livramos o país do comunismo? Não, nós entregamos o país ao comunismo. Se tivessem vergonha na cara, assumiriam o seu erro”, diz Olavo.
O vídeo foi apagado do canal do presidente na noite de domingo. Depois disso, Carlos Bolsonaro compartilhou a publicação em seu próprio canal no YouTube.
Mourão comentou sobre um vídeo postado na conta de Bolsonaro: “Em relação ao Olavo de Carvalho, mostra o total desconhecimento dele de como funciona o ensino militar. Acho até bom a gente convidar ele para ir nas nossas escolas e conhecer. E acho que ele, Olavo de Carvalho, deve se limitar à função que ele desempenha bem, que é de astrólogo. Pode continuar a prever as coisas que ele é bom nisso”, disse o vice-presidente para jornalistas.
“Olavo de Carvalho perdeu o timing e não sabe o que está acontecendo no Brasil, até porque ele mora nos Estados Unidos. Ele não está apoiando o governo e não está sendo bom para o governo”, afirmou.
Em seguida, o guru de Bolsonaro respondeu o vice-presidente: “Apelar ao rótulo de “astrólogo” é argumento digno do Bundadelli”.
Um minuto, por favor…
O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.
Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.
Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.
Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.
Assine a edição semanal da revista;
Ou contribua, com o quanto puder.