Política

Carlos Bolsonaro posta vídeo de Nhonho e gera memes com Rodrigo Maia

O vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) publicou um vídeo, em sua conta no Twitter, com trecho de um episódio do seriado mexicano “Chaves”, em que um rato entra por baixo das calças do personagem Nhonho. A postagem, feita nesta sexta-feira 9, gerou alvoroço entre seguidores, que […]

Foto: Renan Olaz/CMRJ
Apoie Siga-nos no

O vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) publicou um vídeo, em sua conta no Twitter, com trecho de um episódio do seriado mexicano “Chaves”, em que um rato entra por baixo das calças do personagem Nhonho. A postagem, feita nesta sexta-feira 9, gerou alvoroço entre seguidores, que fizeram relação com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Na passagem do vídeo, Nhonho come biscoitos na praça, quando Chaves e Quico aparecem à procura de um rato. Nhonho não percebe a entrada do bicho pelas suas roupas e logo se sacode em desespero com o incômodo, chegando a sair da vila. Ao fim do trecho, Quico se pergunta por que Nhonho foi embora correndo, e Chaves afirma: “Nessa vila, agora, estão proibidos os animais”.

Internautas logo perceberam a referência a Maia, que já foi comparado ao personagem Nhonho em situações anteriores. Uma usuária publicou uma montagem em que ironiza a possibilidade de Rodrigo Maia se candidatar à presidência da República. Outro seguidor escreve: “Nhonho e ratos. Esse tweet foi alguma apologia a câmara dos deputados?”. Um perfil comenta: “A vida imita a arte. Olha o Nhonho escondendo os ratos!!”.

Não é a primeira vez que alguém compara o deputado ao personagem da série. Em maio deste ano, um dos líderes da categoria dos caminhoneiros, o motorista Wanderlei Alves (Dedeco), distribuiu vídeos na internet para convocar colegas a manifestarem apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Em uma das publicações, há uma música em que ataca Rodrigo Maia e o chama de Nhonho.

Em julho, o humorista Rogerio Morgado pediu a Maia que imitasse o personagem, durante entrevista cedida ao programa Pânico, da rádio Jovem Pan. “Você podia falar para os nossos ouvintes: olha ele, olha ele!”, repetindo o conhecido bordão do seriado. O presidente da Câmara responde: “Eu não tenho aquela voz”. Nas redes sociais, a tag “Fora Nhonho” já ganhou popularidade e gerou diversos memes.

Rodrigo Maia é alvo de constantes críticas por manifestantes bolsonaristas. Em maio, o parlamentar virou boneco inflável em ato no Rio de Janeiro, ao lado do boneco “presidiário” do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em cartazes, participantes do protesto escreveram “Não elegemos Maia presidente do Brasil” e “Rodrigo Maia, inimigo do Brasil e funcionário do Centrão”. O presidente da Câmara, em situações distintas, também atacou o governo de Jair Bolsonaro, designando a Casa como “blindada” à “usina de crises” do Palácio do Planalto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar