Política

Caoa Chery suspende atividades em Jacareí (SP); sindicato projeta quase 500 demissões

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC disse ter recebido a informação em reunião com a empresa: ‘Vamos iniciar um processo de luta contra o fechamento’

Imagem da fábrica de Jacareí. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A empresa automobilística Caoa Chery anunciou que vai suspender as atividades de sua fábrica na cidade de Jacareí, no interior de São Paulo.

Em nota, a companhia declarou que realizará uma “parada temporária” da unidade para “ajustar os processos produtivos da planta para novos modelos com tecnologias híbridas e elétricas, visando a modernização e atualização das linhas de produção”.

Em relação aos trabalhadores de Jacareí, a Caoa Chery afirmou que “está em negociação com os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região para a definição de um pacote de indenização suplementar, além do regular pagamento das verbas rescisórias legais, seguindo o seu compromisso de respeito aos trabalhadores”.

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira 5, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Weller Gonçalves, disse que realizou uma reunião com a empresa em São Paulo, na qual teria sido informado de que a produção seria interrompida.

Na ocasião, a empresa teria comunicado que demitiria todos os trabalhadores do setor produtivo e mais de 50% dos trabalhadores do setor administrativo. De acordo com Gonçalves, pelo menos 485 funcionários devem perder o emprego: 370 do setor produtivo e 115 do administrativo.

Na entrevista, Gonçalves criticou o processo de “desindustrialização” do País e disse que cobrará manifestações das autoridades municipais e estaduais e do presidente da República.

A entidade diz tentar abrir um processo de negociação “em defesa dos empregos” na fabricante e ter iniciado uma mobilização contra o fechamento da fábrica. Uma assembleia foi convocada para a sexta-feira 6, às 10h.

“A posição do sindicato é essa: já estamos iniciando uma campanha. O maquinário está dentro da fábrica. A mão de obra qualificada nós temos. Por que não exigir do governo que estatize a fábrica para a gente produzir um carro nacional?”, declarou Gonçalves.

Fundada em 1979 pelo brasileiro Carlos Alberto de Oliveira Andrade, a Caoa é conhecida por revender carros de diversas marcas estrangeiras no Brasil. Desde 2017, o conglomerado se uniu à exportadora chinesa Chery e lançou a Caoa Chery. A Chery já fabricava carros na montadora de Jacareí desde 2014. A outra fábrica da Caoa Chery está na cidade goiana de Anápolis.

A companhia diz gerar mais de 40 mil empregos diretos e indiretos, com capacidade produtiva de aproximadamente 150 mil veículos por ano.

Esse movimento é similar ao anunciado pela Ford no início de 2021. À época, a companhia decidiu interromper as atividades nos polos de Taubaté (SP), Camaçari (BA) e Horizonte (CE).

Conforme já mostrou CartaCapital, especialistas culpam o governo de Jair Bolsonaro (PL) pelos maus índices econômicos que afastam as empresas do País.

Veja nota na íntegra da Caoa Chery

A CAOA CHERY, comprometida em entregar ao consumidor brasileiro produtos cada vez mais tecnológicos e inovadores, anuncia o reposicionamento do seu lineup no mercado nacional com a renovação da sua gama. Atenta às demandas globais em relação à mobilidade sustentável, a montadora assume o compromisso com o Brasil e seus consumidores de eletrificar todos os modelos de seu portfólio até o final de 2023. Com isso, inicia um grande processo de remodelação da sua unidade fabril em Jacareí, interior de São Paulo.

Essa é a primeira vez que a fábrica, inaugurada em 2015, passará por uma atualização desse porte. Localizada em um ponto estratégico de São Paulo, com fácil acesso às principais rodovias do país, a unidade fabril passará por mudanças para adequação dos processos produtivos que permitirão a introdução de novos produtos concebidos a partir de plataformas de última geração, equipados com propulsores híbridos ou 100% elétricos. 

Esta ação faz parte da transição tecnológica da CAOA CHERY que visa aumentar sua competitividade no âmbito nacional e internacional – seguindo um dos maiores movimentos tecnológicos da indústria automotiva mundial com forte foco no mercado brasileiro.

A adaptação da unidade de Jacareí terá como parâmetro os processos produtivos já adotados na fábrica da CAOA Montadora, localizada em Anápolis (GO). Referência mundial, a planta de Anápolis se destaca pelos processos produtivos flexíveis desenvolvidos pela CAOA, para permitir a fabricação de vários modelos na mesma operação industrial, combinando o estado da arte em produtos e processos, seguindo a tendência mundial de mobilidade verde e diretrizes do programa RenovaBio.

Para que as mudanças ocorram de forma efetiva, a CAOA CHERY informa a parada temporária da unidade fabril de Jacareí (SP). A suspensão das atividades tem como objetivo ajustar os processos produtivos da planta para novos modelos com tecnologias híbridas e elétricas, visando a modernização e atualização das linhas de produção. 

A pausa nos processos industriais de Jacareí será compensada pela intensificação da produção da planta industrial em Anápolis que está sendo preparada para novos lançamentos já no segundo semestre de 2022.  Com isso, a CAOA CHERY mantém sua meta de comercializar 60 mil unidades no mercado nacional em 2022. 

A CAOA CHERY reforça que seguirá prestando atendimento integral aos clientes dos modelos fabricados em Jacareí, mantendo total assistência técnica, garantias, peças e serviços em suas mais de 140 concessionárias localizadas em todas as regiões do País. 

Em relação aos colaboradores da planta de Jacareí, a CAOA CHERY está em negociação com os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região para a definição de um pacote de indenização suplementar, além do regular pagamento das verbas rescisórias legais, seguindo o seu compromisso de respeito aos trabalhadores.

As mudanças reforçam o comprometimento da CAOA CHERY com o mercado brasileiro e a sua completa confiança na capacidade industrial do país para construir o futuro da mobilidade.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo