Política
Candidatos do PT e do PL empatam tecnicamente em Fortaleza; veja os resultados da nova pesquisa Quaest
O petista Evandro Leitão tem 44% das intenções de voto, mas é seguido de perto pelo bolsonarista André Fernandes


Os candidatos Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL) estão tecnicamente empatados na disputa de segundo turno em Fortaleza. A indicação consta na nova pesquisa da Quaest, divulgada nesta quarta-feira 23.
Segundo o levantamento, o petista soma 44% das intenções de voto a quatro dias do segundo turno. Ele é seguido de perto pelo candidato bolsonarista, que tem 42%. Os dados são do cenário estimulado. Veja os números:
- Evandro Leitão (PT): 44%
- André Fernandes (PL): 42%
- Indecisos: 2%
- Branco/nulo/não vai votar: 12%
No levantamento anterior da Quaest, do dia 18 de outubro, os dois políticos tinham 43% da preferência dos eleitores da capital do Ceará. Isso significa que o empate técnico e o cenário indefinido persistem, uma vez que os números oscilaram dentro da margem de erro, de 3 pontos percentuais.
Naquela ocasião, indecisos eram 4% e outros 10% diziam que não pretendiam votar em nenhum dos dois candidatos. As variações também não representam mudanças.
O empate também persiste na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores. Veja o resultado:
- André Fernandes (PL): 37% (eram 39%)
- Evandro Leitão (PT): 37% (eram 35%)
- Indecisos: 22% (eram 21%)
- Branco/nulo/não vai votar: 4% (eram 5%)
Apesar de não representar mudança no cenário, a tendência, como se vê, é de alta para o candidato do PT e de queda para o bolsonarista.
Em Fortaleza, a Quaest ouviu 900 pessoas entre os dias 20 e 22 de outubro. O levantamento é contratado pela TV Verdes Mares, do Grupo Globo, e foi registrado no TSE com o protocolo CE-04417/2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Palco de disputa entre PL e PT, Fortaleza vai receber tropas federais no segundo turno
Por CartaCapital
PL expulsa deputado que esteve em ato de apoio a Evandro Leitão (PT) em Fortaleza
Por Wendal Carmo