CartaExpressa
Candidato em Taboão da Serra (SP) pede escolta após adversário ser baleado
O prefeito José Aprígio (Podemos) foi alvo de um atentado a tiros nesta sexta-feira 18. Daniel Bogalho (União) cita um cenário ‘absolutamente excepcional’


Candidato à prefeitura de Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, Daniel Bogalho (União Brasil) acionou a Justiça Eleitoral em busca de escolta policial para seus atos de campanha.
O pedido ocorreu horas após seu adversário no segundo turno, o prefeito José Aprígio (Podemos), ser alvo de um atentado a tiros nesta sexta-feira 18. O postulante à reeleição foi levado ao Hospital Albert Einstein, na capital paulista, informou a prefeitura.
No documento, Bogalho sustenta que, por ser uma figura pública, também está “vulnerável a essas práticas criminosas que ostentam um indiscutível risco a sua incolumidade física”.
“Diante desse cenário absolutamente excepcional, em que a vida de um postulante de cargo eletivo quase foi ceifada por criminosos que permanecem foragidos, é necessária a intervenção do Poder Público com o fito de assegurar a integridade física do candidato.”
Os tiros, que atingiram o ombro direito de Aprígio, partiram de um carro vermelho modelo Kwid, de acordo com informações preliminares. A Polícia Federal também investigará o caso.
Por meio de nota, a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, manifestou preocupação com o incidente e repudiou qualquer forma de violência. “Este é um momento de cautela, e aguardamos com serenidade mais detalhes sobre o ocorrido, confiando que as autoridades competentes realizarão investigação minuciosa para esclarecer os fatos.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo federal prepara linha de crédito para quem teve prejuízos no apagão de São Paulo, anuncia Lula
Por CartaCapital
Candidato à reeleição em Taboão da Serra (SP) sofre ataque a tiros; PF investigará
Por Wendal Carmo