Política

Campanha Fora Bolsonaro convoca protestos para agosto e setembro

As manifestações têm como lema a ‘defesa da democracia’ e das ‘eleições livres”

Protestos pelo impeachment foram massivos em 2021. Foto: Reprodução/CartaCapital
Apoie Siga-nos no

Movimentos sociais que formam a Campanha Fora Bolsonaro convocaram protestos contra o ex-capitão para 11 de agosto, uma quinta-feira, “em defesa da democracia, por eleições livres”.

O dia útil escolhido pelas organizações políticas difere do padrão das manifestações de 2021, que ocorriam prioritariamente aos sábados.

As organizações orientaram que articulações locais tenham contato prioritário com estudantes, que já vêm mobilizando atos para o Dia do Estudante, comemorado na mesma data. Em 11 de agosto também haverá a leitura pública de uma carta em defesa da democracia organizada na Universidade de São Paulo.

CartaCapital apurou que a proposta inicial dos movimentos apontava duas datas: 6 de agosto e 10 de setembro, dois sábados. A decisão ocorreu na terça-feira 26. A mudança de 6 para 11 de agosto ocorreu a partir de uma sugestão de organizações estudantis e pelas movimentações na USP.

A Campanha também convocou protestos para 10 de setembro, um sábado, três dias depois do Dia da Independência, quando forças de apoio a Bolsonaro pretendem ir às ruas. No 7 de Setembro, a previsão é de que ocorram os tradicionais atos do Grito dos Excluídos.

Em carta divulgada nesta quarta-feira 27, a coordenação da Campanha diz que “a escalada autoritária e golpista” do presidente Jair Bolsonaro (PL) “exige a mobilização de todas as vozes comprometidas com a democracia e com a luta por direitos sociais, contra a violência, a destruição do meio ambiente, o desemprego e a fome”.

Os movimentos sociais afirmam que as eleições e a “soberania” do voto estão ameaçadas pela “violência política”, por “campanhas de desinformação” e pelo “ataque às instituições”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo