Política

Campanha de Trump pagou 2,7 milhões de dólares a organizadores de ato que levou à invasão do Capitólio

As informações, divulgadas pela Bloomberg, são do Center for Responsive Politics; o ex-presidente terá semana decisiva pela frente

Foto: Saul LOEB/AFP
Apoie Siga-nos no

A campanha do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump pagou mais de 2,7 milhões de dólares a pessoas e empresas que organizaram o protesto do último dia 6, que terminou com a invasão do Capitólio, em Washington. Cinco pessoas foram mortas na ação. As informações, divulgadas pela emissora Bloomberg, são do Center for Responsive Politics.

Os pagamentos, feitos ao longo da campanha derrotada à reeleição de Trump, indicam uma ‘relação financeira’ constante entre os organizadores do protesto e o staff político do republicano. O monitoramento foi feito até o dia 23 de novembro – antes, portanto, do ato.

Segundo a investigação, a empresa que mais recebeu recursos é a Event Strategies Inc, que embolsou mais de 1,7 milhão de dólares da campanha de Trump e de um comitê de arrecadação de fundos. Os donos da companhia, de acordo com a Bloomberg, Justin Caporale e Tim Unes, trabalharam como produtor da manifestação e gerente de palco, respectivamente.

Impeachment

A acusação contra Trump – indiciado pela Câmara de Representantes por “incitar uma insurreição” – será enviada ao Senado na segunda-feira 25, segundo o chefe da maioria democrata na Câmara Alta, Chuck Schumer.

Este é o segundo processo de impeachment contra o ex-presidente, que desta vez é acusado de incitar seus partidários a tomar o Capitólio em 6 de janeiro..

No primeiro processo contra ele, que terminou em fevereiro de 2020 com sua absolvição, o então presidente foi acusado de pedir à Ucrânia que investigasse ações de um suposto ato de corrupção vinculado ao democrata Joe Biden.

Naquela ocasião, Trump contou com o apoio quase total de seu partido para barrar o impeachment no Senado. Após os incidentes de 6 de janeiro, no entanto, e diante de sua campanha ferrenha para invalidar os resultados das eleições, esse apoio foi reduzido.

Nesta semana, o líder dos republicanos do Senado, Mitch McConnel, disse que Trump “provocou” a multidão que invadiu a sede do Legislativo norte-americano.

Para condenar o ex-presidente, dois terços dos senadores devem votar a favor do impeachment. Isso significa que 17 republicanos devem se juntar aos 50 democratas.

Se Trump for considerado culpado, será impedido de se candidatar à Presidência em 2024.

(Com informações da AFP)

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo