Política

Campanha de Lula vai ao TSE contra vídeos que associam o petista ao satanismo

O conteúdo foi plantado nas redes por um perfil do TikTok e amplamente divulgado por bolsonaristas, como Flávio Bolsonaro e Carla Zambelli

Fotos: Ricardo Stuckert e Mauro PIMENTEL / AFP
Apoie Siga-nos no

A coligação Brasil da Esperança protocolou uma representação no Tribunal Superior Eleitoral acusando bolsonaristas de disseminar propaganda eleitoral negativa e difamatória contra o ex-presidente Lula (PT), a partir de conteúdos que o associam ao satanismo.

Um perfil de TikTok intitulado Vicky Vanilla fez uma transmissão ao vivo declarando apoio ao petista nas eleições e justificando a escolha por uma suposta identificação com a entidade bíblica que representa o mal na Terra. O perfil tem mais de um milhão de seguidores.

A peça apresentada ao TSE afirma que o conteúdo fraudulento passou a ser compartilhado por bolsonaristas, casos do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), da deputada federal Carla Zambelli (Pl-SP). Replicaram o vídeo vários outros perfis de apoiadores do presidente.

“Com isso, tal tema se difunde nas redes sociais e aplicativos de mensagens eletrônicas de tal sorte que, em pouco tempo, emite-se a nociva mensagem que os ‘adoradores do demônio apoiam Lula'”, destacam os integrantes da coligação na peça, endereçada ao presidente do TSE, Alexandre de Moraes.

A coligação acusa a candidatura de Bolsonaro de agir para trazer a religião ao centro da disputa política eleitoral e de macular o direito ao voto livre e consciente da população.

“É inquestionável que as manifestações religiosas demandam respeito em um Estado Democrático. É justamente nesse panorama que utilizar, reiteradamente, dos caminhos religiosos para macular a figura do candidato Luiz Inácio Lula da Silva pela vinculação ao ‘demônio’ representa inquestionável e inaceitável propaganda eleitoral negativa, difamatória e injuriosa.”

Ainda segundo os partidos, “não há dúvidas de que o estratagema eleitoral dos representados é macular, da forma mais reprovável, o direito ao voto livre e consciente em prejuízo da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo