Política

Campanha de Lula vai ao TSE contra vídeos que associam o petista ao satanismo

O conteúdo foi plantado nas redes por um perfil do TikTok e amplamente divulgado por bolsonaristas, como Flávio Bolsonaro e Carla Zambelli

Campanha de Lula vai ao TSE contra vídeos que associam o petista ao satanismo
Campanha de Lula vai ao TSE contra vídeos que associam o petista ao satanismo
Fotos: Ricardo Stuckert e Mauro PIMENTEL / AFP
Apoie Siga-nos no

A coligação Brasil da Esperança protocolou uma representação no Tribunal Superior Eleitoral acusando bolsonaristas de disseminar propaganda eleitoral negativa e difamatória contra o ex-presidente Lula (PT), a partir de conteúdos que o associam ao satanismo.

Um perfil de TikTok intitulado Vicky Vanilla fez uma transmissão ao vivo declarando apoio ao petista nas eleições e justificando a escolha por uma suposta identificação com a entidade bíblica que representa o mal na Terra. O perfil tem mais de um milhão de seguidores.

A peça apresentada ao TSE afirma que o conteúdo fraudulento passou a ser compartilhado por bolsonaristas, casos do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), da deputada federal Carla Zambelli (Pl-SP). Replicaram o vídeo vários outros perfis de apoiadores do presidente.

“Com isso, tal tema se difunde nas redes sociais e aplicativos de mensagens eletrônicas de tal sorte que, em pouco tempo, emite-se a nociva mensagem que os ‘adoradores do demônio apoiam Lula'”, destacam os integrantes da coligação na peça, endereçada ao presidente do TSE, Alexandre de Moraes.

A coligação acusa a candidatura de Bolsonaro de agir para trazer a religião ao centro da disputa política eleitoral e de macular o direito ao voto livre e consciente da população.

“É inquestionável que as manifestações religiosas demandam respeito em um Estado Democrático. É justamente nesse panorama que utilizar, reiteradamente, dos caminhos religiosos para macular a figura do candidato Luiz Inácio Lula da Silva pela vinculação ao ‘demônio’ representa inquestionável e inaceitável propaganda eleitoral negativa, difamatória e injuriosa.”

Ainda segundo os partidos, “não há dúvidas de que o estratagema eleitoral dos representados é macular, da forma mais reprovável, o direito ao voto livre e consciente em prejuízo da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo