Política

Campanha de Lula terá ‘comitê de mães’ para fazer frente a investidas da direita

A proposta é disputar espaço com uma agenda centrada em políticas públicas e direitos sociais

Campanha de Lula terá ‘comitê de mães’ para fazer frente a investidas da direita
Campanha de Lula terá ‘comitê de mães’ para fazer frente a investidas da direita
A primeira-dama, Janja, exibe um cartaz que cita o compromisso de Lula em defesa das mulheres, enquanto o presidente discursa na convenção do PT – foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no
Eleições 2026

De olho no eleitorado feminino, a campanha à reeleição do presidente Lula (PT) prepara a criação do Comitê Nacional Mães com Lula, voltado à mobilização de mulheres e à discussão de pautas relacionadas à maternidade. O lançamento está previsto para a próxima quinta-feira 13, em uma plenária online.

A iniciativa deverá funcionar como um espaço para reunir demandas de mães e organizar uma agenda política específica para esse segmento. Entre as propostas em discussão está a universalização do acesso a creches em tempo integral.

A estratégia busca levar a disputa eleitoral para temas ligados à rotina e à sobrecarga das mulheres. A ideia é tratar a maternidade também como uma questão de política pública, com foco em cuidados, educação infantil e divisão das responsabilidades familiares.

Na semana passada, o comitê divulgou uma carta que apresenta a exaustão como uma das marcas da experiência de mães brasileiras e convoca mulheres a participar da construção da iniciativa. O texto já conta com a adesão de expoentes da causa, a exemplo das deputadas Talíria Petrone (RJ), Sâmia Bomfim (SP), ambas do PSOL, e das candidatas ao Senado Benedita da Silva (PT-RJ) e Manuela D’Ávila (PSOL-RS).

Integrantes da campanha petista à frente dessa articulação avaliam que a iniciativa pretende fazer frente à mobilização da direita para atrair mulheres, especialmente mães, por meio de pautas relacionadas à família, à educação e aos costumes. A proposta é disputar esse espaço com uma agenda centrada em políticas públicas e direitos sociais.

Um dos exemplos citados pelos organizadores é a atuação de grupos ultraconservadores latino-americanos que passaram a mobilizar mães em torno dessas pautas, como a campanha “Con Mis Hijos No Te Metas”, iniciada no Peru em 2016 e posteriormente difundida por outros países da região.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo