CartaExpressa
Camilo Santana: População deve cobrar Câmara sobre a PEC da Blindagem
O ministro reforça que os deputados federais devem responder por atos
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta quinta-feira 18 que o governo não pode interferir nos outros poderes, mas que a população brasileira precisa cobrar a Câmara dos Deputados pela aprovação da proposta de emenda à Constituição que vai dificultar a investigação de crimes cometidos por deputados e senadores, chamada de PEC da Blindagem.
“São poderes autônomos, independentes, está no papel dos legisladores. Mas a população também pode cobrar se é justo um cidadão brasileiro responder por suas atitudes e o Congresso Nacional ter blindagem“, afirmou durante a 2ª Cúpula Global da Coalizão para Alimentação Escolar, realizada em Fortaleza (CE).
Após a aprovação na Câmara, o texto da PEC da Blindagem segue agora para o Senado, onde pode enfrentar maior resistência, segundo o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Otto Alencar (PSD-BA), que disse que o texto não passará pela comissão “de jeito nenhum”.
Com o aval da Câmara, deputados e entidades do movimento estudantil convocaram atos em diversas capitais para o próximo domingo 21 contra o projeto de anistia a golpistas e a PEC. A mobilização conta com o apoio de artistas como Caetano Veloso, Sandra de Sá e Anitta.
(Com informações da Agência Brasil).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Toffoli dá 10 dias para Câmara explicar tramitação da PEC da Blindagem
Por Wendal Carmo
PEC da Blindagem não interfere em processos já em curso no STF, diz Gilmar Mendes
Por Wendal Carmo



