Política

Camarão, torta holandesa e poda de árvores: TCU já apontou gastos irregulares da intervenção no Rio

‘Enquanto o policial da UPP não possuía sequer um bebedor adequado, foram adquiridos, pelo Exército, alimentos de luxo’, afirmou a Corte

O ex-ministro da Defesa general Walter Braga Netto.
Apoie Siga-nos no

A Operação Perfídia, deflagrada nesta terça-feira 12 pela Polícia Federal, conta, entre outros elementos, com um relatório do Tribunal de Contas da União sobre desvios de finalidade em gastos do Gabinete da Intervenção Federal na segurança do Rio de Janeiro, em 2018. O chefe do GIF era o general Walter Braga Netto, ex-ministro e ex-candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro.

“Enquanto o policial da UPP não possuía sequer um bebedor adequado, cadeira com estofado ou armário com porta, foram adquiridos, pelo Exército, alimentos de luxo, como camarão, bacalhau e torta holandesa a um custo de R$ 319.549,30“, diz um trecho do documento do TCU.

Nesta terça, a PF lançou uma operação contra fraudes na compra de coletes balísticos pelo Gabinete de Intervenção Federal. Agentes cumpriram 16 mandados de busca e apreensão no Rio, em São Paulo, em Minas Gerais e no Distrito Federal.

Braga Netto não foi alvo de mandado, mas seu sigilo telefônico foi quebrado. Ele é um dos investigados pela PF no caso.

No relatório, o TCU reforça que “chama atenção a utilização de recursos da intervenção para a aquisição de alimentos de luxo, para a realização de obras e reformas em instalações de unidades das Forças Armadas e para a aquisição de bens e serviços cuja necessidade independia da intervenção”.

Confira alguns dos alimentos de luxo mencionados pelo tribunal:

O TCU também cita 14 milhões de reais empenhados para comprar drones Hermes 900. “Desse valor, R$ 6,9 milhões corresponderam a serviços que sequer foram entregues no ano de 2018 (período da intervenção), ou seja, esses serviços milionários entregues em 2019 não foram utilizados para melhorar a segurança pública do estado do Rio de Janeiro, mas para equipar as Forças Armadas com vistas à realização de atividades após o período da intervenção”, diz o relatório.

Outro exemplo é o pagamento de 256,7 mil reais por 137 câmeras GoPro. Segundo a Corte, “não houve tempo hábil para distribuição e utilização pelas tropas durante a intervenção”.

Há ainda 361,9 mil reais destinados a “poda de arvores, com limpeza de galhos secos”. Esse item aparece na seção de “contratos, com vigência no ano de 2019 e seguintes, suportados por recursos de TEDs provenientes da ação orçamentária da Intervenção Federal”.

Em nota divulgada nesta terça, Braga Netto afirmou que os contratos celebrados pelo Gabinete de Intervenção Federal seguiram “todos os trâmites legais previstos na lei brasileira”.

Sobre os coletes, ele declarou que a suspensão do contrato partiu do próprio GIF, após avaliar supostas irregularidades nos documentos fornecidos pela empresa CTU Security.

“Isto posto, os coletes não foram adquiridos ou tampouco entregues. Não houve, portanto, qualquer repasse de recursos à empresa ou irregularidade por parte da administração pública. O empenho foi cancelado e o valor total mais a variação cambial foram devolvidos aos cofres do Tesouro Nacional”, argumentou o militar.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo