Política

Câmara instala subcomissão para fiscalizar ‘maus-tratos’ a presos do 8 de Janeiro

Sem surpresas, o bolsonarismo domina a cúpula do colegiado, que funciona na Comissão de Segurança Pública

Câmara instala subcomissão para fiscalizar ‘maus-tratos’ a presos do 8 de Janeiro
Câmara instala subcomissão para fiscalizar ‘maus-tratos’ a presos do 8 de Janeiro
Ataques de 8 de Janeiro em Brasília – Imagem: Joédson Alves/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Câmara dos Deputados instalou, nesta terça-feira 27, uma subcomissão especial voltada a fiscalizar, in loco, denúncias de supostas violações cometidas contra os presos do 8 de Janeiro.

Como era de se esperar, o bolsonarismo dominará o colegiado sob a presidência de Coronel Meira (PL-PE), com Alexandre Ramagem (PL-RJ) na vice e Zucco (PL-RS) na relatoria.

A subcomissão, que funcionará na Comissão de Segurança Pública, é uma iniciativa de Zucco, líder da oposição. Ela tem 12 integrantes e deverá elaborar um relatório ao fim de seus trabalhos.

O relator alega que familiares dos presos denunciaram casos de maus-tratos em Brasília, com tratamento degradante sistemático e violação da intimidade e da privacidade.

Ramagem, relator de um colegiado relacionado aos ataques de 8 de Janeiro, é réu no Supremo Tribunal Federal por envolvimento na trama golpista de 2022. Ele responde a uma ação penal por organização criminosa, tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo