Política
Câmara faz novo sorteio para definir relator de processos contra bolsonaristas que participaram de motim
Os deputados Marcos Pollon (PL-MS), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC) estão na mira do Conselho de Ética após impedirem os trabalhos do Legislativo


O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados sorteia nesta terça-feira 21 dois novos nomes para definir quem será o relator dos processos contra os deputados bolsonaristas Marcos Pollon (PL-MS), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC).
O trio entrou na mira do colegiado após participarem de um motim, em agosto, que impediu os trabalhos do Legislativo.
O novo sorteio definirá dois novos integrantes de uma lista tríplice. Dessa lista, será escolhido o relator dos processos.
A Câmara já havia realizado o sorteio na semana passada, mas dois selecionados – Castro Neto (PSD-PI) e Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) – pediram a exclusão dos seus nomes da lista.
O sorteio será feito às 15 horas desta terça-feira, no plenário 11 da Câmara.
André Janones
Após o novo sorteio, o conselho vai ouvir testemunhas do processo contra o deputado André Janones (Avante-MG). O parlamentar também deve depor. As oitivas, inicialmente, seriam realizadas na semana passada.
Janones é acusado pelo PL de ofender o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) enquanto este discursava na tribuna em julho. Ele já foi punido com a suspensão do mandato por três meses e ficou afastado até o dia 12 de outubro.
(com informações de Agência Câmara)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Conselho de Ética arquiva processo contra Janones por camiseta crítica à anistia
Por CartaCapital
Relator do Conselho de Ética pede arquivamento de processo contra Eduardo Bolsonaro
Por Vinícius Nunes