Política

Câmara dos Deputados aprova cinco acordos internacionais; veja a lista

As propostas aprovadas serão encaminhadas para votação no Senado

Câmara dos Deputados aprova cinco acordos internacionais; veja a lista
Câmara dos Deputados aprova cinco acordos internacionais; veja a lista
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, durante sessão plenária no dia 20 de fevereiro de 2025. Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira 20 cinco projetos de decreto legislativo que tratam de acordos internacionais. Todas as propostas seguirão agora para análise do Senado.

Foram aprovados:

  • PDC 64/15, que trata da participação do Brasil no Comitê Internacional de Medicina Militar;
  • PDL 334/21, relatado pelo deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), com acordo de auxílio jurídico mútuo em matéria penal assinado com o Cazaquistão;
  • PDL 553/21, relatado pela deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), o projeto versa sobre um acordo para assistência jurídica em matéria civil assinado com a Ucrânia;
  • PDL 931/21, com ajustes no acordo com a Argentina sobre ajuda mútua nas cidades da fronteira; e
  • PDL 162/22, que cria o orçamento institucional do Mercosul.

Urgência para projeto de exportações

Ainda na sessão desta quinta-feira, os deputados aprovaram a urgência para o projeto de lei complementar que prevê apoio a exportações das micro e pequenas empresas. O texto foi encaminhado à Câmara pelo governo Lula (PT) e poderá ser analisado pelo Plenário na próxima semana.

Nesta semana, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmim, havia pedido celeridade na análise do projeto.

A Ordem do Dia na Câmara dos Deputados, após a votação dos acordos e da urgência ao projeto do governo, foi encerrada.

(Com Agência Câmara)

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo