Política
Câmara dos Deputados aprova cinco acordos internacionais; veja a lista
As propostas aprovadas serão encaminhadas para votação no Senado


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira 20 cinco projetos de decreto legislativo que tratam de acordos internacionais. Todas as propostas seguirão agora para análise do Senado.
Foram aprovados:
- PDC 64/15, que trata da participação do Brasil no Comitê Internacional de Medicina Militar;
- PDL 334/21, relatado pelo deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), com acordo de auxílio jurídico mútuo em matéria penal assinado com o Cazaquistão;
- PDL 553/21, relatado pela deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), o projeto versa sobre um acordo para assistência jurídica em matéria civil assinado com a Ucrânia;
- PDL 931/21, com ajustes no acordo com a Argentina sobre ajuda mútua nas cidades da fronteira; e
- PDL 162/22, que cria o orçamento institucional do Mercosul.
Urgência para projeto de exportações
Ainda na sessão desta quinta-feira, os deputados aprovaram a urgência para o projeto de lei complementar que prevê apoio a exportações das micro e pequenas empresas. O texto foi encaminhado à Câmara pelo governo Lula (PT) e poderá ser analisado pelo Plenário na próxima semana.
Nesta semana, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmim, havia pedido celeridade na análise do projeto.
A Ordem do Dia na Câmara dos Deputados, após a votação dos acordos e da urgência ao projeto do governo, foi encerrada.
(Com Agência Câmara)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Câmara aprova regras para atendimento de mulheres indígenas vítimas de violência doméstica
Por Agência Câmara
Câmara aprova punição para quem divulgar imagem de nudez gerada por IA
Por CartaCapital