Política
Câmara do DF arquiva 3 pedidos de impeachment contra o governador Ibaneis Rocha
Decisão foi tomada após parecer da Procuradoria-Geral apontar ausência de requisitos para continuidade das denúncias; ainda restam pedidos pendentes de análise
A Câmara Legislativa do Distrito Federal arquivou três pedidos de impeachment apresentados contra o governador Ibaneis Rocha (MDB). Os despachos foram assinados pelo presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), e publicados no Diário Legislativo nesta sexta-feira 20.
Segundo a Presidência da CLDF, as solicitações passaram por análise técnica da Procuradoria-Geral da Câmara, que recomendou o arquivamento por entender que as denúncias não atendiam aos critérios necessários para prosseguimento. Com base nesse parecer, a Mesa Diretora decidiu encerrar a tramitação dos pedidos.
As representações haviam sido protocoladas por partidos de oposição e estavam relacionadas a questionamentos sobre a atuação do governo do Distrito Federal em negociações envolvendo o Banco de Brasília e o Banco Master. A estatal é controlada pelo governo local, o que levou a oposição a alegar possíveis responsabilidades do chefe do Executivo nas operações investigadas.
O caso ganhou repercussão após suspeitas envolvendo a compra de carteiras de crédito e a tentativa de aquisição do Banco Master pelo BRB, tema que também passou a ser analisado em outras instâncias. Apesar do arquivamento das três denúncias mais recentes ainda existem solicitações de impeachment que aguardam avaliação na Câmara Legislativa.
O governador Ibaneis Rocha tem negado irregularidades e afirmou anteriormente que as acusações não devem prosperar. Já a Presidência da CLDF sustenta que as decisões seguem critérios técnicos e jurídicos estabelecidos pelo regimento interno da Casa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Mendonça reduz sigilo e dá mais autonomia à PF no caso Master
Por CartaCapital
Crise do Master pressiona caixa do FGC e impacto das liquidações se aproxima de R$ 52 bilhões
Por Vinícius Nunes



