Política

Câmara dá primeiro passo para abrir CPI dos Transportes

Vereadores aprovaram criação de terceira comissão de inquérito na casa, tema deve ser escolhido nesta quinta

Câmara dá primeiro passo para abrir CPI dos Transportes
Câmara dá primeiro passo para abrir CPI dos Transportes
Apoie Siga-nos no

A Câmara dos Vereadores de São Paulo deu o primeiro passo para a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os gastos públicos com transporte na cidade. Os vereadores aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira 26 o pedido de abrir uma terceira comissão de investigação na casa.

Na quinta-feira 27, os vereadores devem escolher uma CPI a ser aberta. Há três pedidos de abertura de comissões para investigar o setor de transportes. Um é do vereador Paulo Frange (PTB), outro de Ricardo Young (PPS) e o último de Paulo Fiorilo (PT). A oposição dá como certa a aprovação de uma CPI comandada pelos integrantes do governo. “Será uma CPI chapa-branca, não abrirá a caixa preta. Peço para que o Ministério Público acompanhe a comissão,” disse Ricardo Young (PPS).

As manifestações contra o aumento das tarifas do ônibus e do metrô em São Paulo e outras cidades, iniciadas em 6 de junho, foram o estopim para as grandes manifestações no país nas últimas três semanas.

Durante a seção desta quarta, um grupo de manifestantes favoráveis à criação da CPI fechou parte do viaduto Jacareí para pressionar os vereadores. As galerias do plenário estavam cheias e cerca de 200 pessoas acompanhavam o trabalho do plenário em um telão colocado do lado de fora da casa.

Há outras duas CPIs em funcionamento na Casa. Uma investiga a prostituição infantil e outra as irregularidades com estacionamentos na cidade.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo