Política

Câmara aprova urgência de projeto de Lira contra brigas de deputados

Com a aprovação, o projeto será colocado em votação no plenário nesta quarta

Câmara aprova urgência de projeto de Lira contra brigas de deputados
Câmara aprova urgência de projeto de Lira contra brigas de deputados
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira 11 o requerimento de urgência para o projeto de Arthur Lira (PP-AL) que busca evitar brigas no plenário, permitindo a suspensão do mandato de parlamentares acusados de quebra de decoro.

Foram 302 votos a 142. Com a aprovação, o projeto será colocado em votação no Plenário nesta quarta-feira 12.

Na manhã desta quarta, os líderes partidários vão discutir o texto e a sessão do Plenário para votação do texto deve ocorrer à tarde.

Segundo a Mesa Diretora, o projeto pretende prevenir “a ocorrência de confrontos desproporcionalmente acirrados entre parlamentares”.

De acordo com o texto, a decisão da Mesa deverá ser deliberada pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar em até 15 dias, com prioridade sobre demais deliberações.

Lira, que é presidente da Câmara, afirmou que o projeto quer trazer o mínimo de tranquilidade para o funcionamento das comissões e do Plenário.

Segundo Lira, os acontecimentos de agressões entre deputados não têm sido esporádicos, mas reiterados. “Com relação às agressões que ultrapassam o limite da racionalidade, não há mais o que pedir, o que alegar. Não temos tido respostas adequadas para o que está acontecendo.”

Atualmente, pelo regimento interno da Câmara, um parlamentar só pode ser punido por conduta atentatória ou incompatível com o decoro parlamentar após decisão do conselho. As penalidades previstas são:

  • censura, verbal ou escrita;
  • suspensão de prerrogativas regimentais por até seis meses;
  • suspensão do exercício do mandato por até seis meses; e
  • perda de mandato.

Desde o início do ano, o deputado alagoano vem manifestando a aliados certo incômodo com entreveros entre parlamentares, principalmente em comissões temáticas.

Na última quarta-feira, os deputados André Janones (Avante) e Nikolas Ferreira (PL), ambos de Minas Gerais, chegaram a trocar tapas após uma sessão do Conselho de Ética. Em outra sala, o clima de hostilidade fez a deputada Luiza Erundina (PSOL) passar mal e ser hospitalizada.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo