Economia

Caixa terá auditoria externa para para apurar denúncias de assédio

Em comunicado, banco diz ainda que nomeu a vice-presidente de Habitação, Henriete Bernabé, para exercer interinamente a presidência até a posse de Daniella Marques

Pedro Guimarães, ex Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

Em reunião extraordinária, o conselho de administração da Caixa Econômica Federal aprovou, nesta quinta-feira, a contratação de uma auditoria externa para apurar as denúncias de assédio sexual contra Pedro Guimarães. Ele deixou o cargo para se defender das acusações investigadas pelo Ministério Público Federal.

Em comunicado, a empresa disse que o conselho aprovou também a indicação da vice-presidente de Habitação do banco, Henriete Alexandra Sartori Bernabé, para exercer, interinamente, o cargo de presidente até a posse da Daniella Marques, o que deve ocorrer na terça-feira.

A reunião foi marcada depois da divulgação de relatos de funcionárias que sofreram assédio sexual por parte de Pedro Guimarães. Segundo as testemunhas, ocupantes do alto escalão do banco tinham conhecimento das irregularidades.

Após o afastamento de Guimarães, a Caixa admitiu em nota ter recebido denúncia anônima e aberto procedimento de investigação em maio deste ano. A contratação de auditoria externa tem por objetivo assegurar a condução dos trabalhos de forma imparcial e transparente.

“O conselho de administração da Caixa registra que condutas ilícitas não são toleradas, em especial as de assédio sexual ou de qualquer natureza, e, se comprovadamente praticadas por agentes da instituição, receberão o devido tratamento previsto na legislação e nas normas internas da empresa”, diz divulgada pelo colegiado.

Guimarães esteve na Caixa e reuniu a diretoria, composta por vice-presidentes, para se despedir. Ele não participou da reunião do conselho de administração.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo