Política
Caixa: Bolsonaro mantém silêncio sobre denúncias de assédio contra Guimarães: ‘Ele pediu afastamento’
Presidente não comentou teor das denúncias de assédio sexual contra ex-auxiliar
Ao comentar pela primeira vez a exoneração de Pedro Guimarães da presidência da Caixa, após denúncias de assédio sexual de funcionárias do banco, o presidente Jair Bolsonaro limitou-se a dizer nesta segunda-feira que o executivo “pediu afastamento” do cargo.
Bolsonaro manteve o silêncio sobre as denúncias e não comentou o teor das acusações contra seu ex-auxiliar, um de seus aliados mais próximos.
A declaração ocorreu nesta segunda-feira em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, ao ser questionado sobre “o caso de assédio na Caixa”.
— Foi afastado presidente da Caixa. Está respondido? — disse Bolsonaro, acrescentando — Ou melhor, ele pediu afastamento.
A exoneração de Guimarães foi oficializada na tarde de quinta-feira, pouco mais de 24h após o site Metrópoles revelar que funcionárias acusavam o então presidente do banco de assédio sexual. No Diário Oficial da União (DOU), a saída constou como “a pedido”.
Como o GLOBO mostrou, o silêncio de Bolsonaro sobre o caso e a demora em demitir Guimarães causaram constrangimento dentro do governo.
Também nesta segunda-feira, a primeira-dama Michelle Bolsonaro demonstrou apoio a uma publicação em que a mulher de Guimarães, Manuella Pinheiro, reclama de “ataques” que teriam como objetivo “destruir” sua família.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
MP junto ao TCU cobra investigação sobre acúmulo de cargos por Pedro Guimarães
Por Getulio Xavier
Nova presidente da Caixa diz que afastou funcionários do gabinete de Pedro Guimarães
Por Agência O Globo



