Política

Cade determina abertura de inquérito contra institutos de pesquisa

O presidente do órgão mira supostos indícios de formação de cartel por Ipespe, Ipec e Datafolha

Foto: EVARISTO SA/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Alexandre Cordeiro Macedo, determinou nesta quinta-feira 13 a instauração de um inquérito administrativo para apurar supostos indícios de formação de cartel pelos institutos Ipespe, Ipec e Datafolha.

O pedido foi feito em ofício enviado ao superintendente do órgão, Alexandre Barreto. No texto, Macedo afirma que a diferença entre os levantamentos de intenção de voto divulgados antes da eleição e o resultado do pleito seria um indício de que os erros foram intencionais.

“A discrepância das pesquisas e do resultado é tão grande que verificam-se indícios de que os erros não sejam casuísticos e sim intencionais por meio de uma ação orquestradas dos institutos de pesquisa na forma de cartel para manipular em conjunto o mercado e, em última instância, as eleições”, escreveu Macedo.

Segundo ele, “quando há uma grande quantidade de pesquisas que falham simultaneamente e no mesmo sentido, é pouco provável que este tipo de erro seja fruto de mero acaso”.

De acordo com Macedo, aliado do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), a suposta combinação entre os institutos poderia atentar contra a ordem econômica.

O inquérito se soma a uma série de investidas contra os institutos. Em 6 de outubro, o líder do governo de Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), apresentou um projeto de lei que visa punir com prisão quem divulgar pesquisas eleitorais com dados “desmentidos” pelas urnas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo