Política

‘Burra’ e ‘bandida’: Joice projeta cassação de Zambelli por ‘conspiração’ com hacker

Deltatti afirmou à PF que a bolsonarista lhe pediu para invadir as contas do ministro do STF Alexandre de Moraes

A ex-deputada Joice Hasselmann. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

A ex-deputada Joice Hasselmann publicou um vídeo nas redes sociais no qual projeta a cassação da deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) por “conspiração” com o hacker Walter Delgatti Netto, responsável por invadir o Telegram e copiar diálogos de procuradores da Lava Jato. O material deu origem à série de reportagens conhecida como Vaza Jato.

Em depoimento à Polícia Federal, Delgatti afirmou que Zambelli lhe pediu para tentar invadir urnas eletrônicas ou, em caso de insucesso na tarefa, a conta de e-mail e o telefone do ministro do Supremo Trbunal Federal Alexandre de Moraes. Os detalhes da oitiva foram revelados pela jornalista Andreia Sadi, da GloboNews.

Segundo a emissora, também partiu de Zambelli a ideia para Delgatti incluir em um mandado falso de prisão contra o ministro a frase “publique-se, intime-se e faz o L. Assinado: Alexandre de Moraes”. O documento fraudulento foi inserido no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões do Conselho Nacional de Justiça e descoberto em 5 de janeiro.

O hacker ainda disse à PF ter decidido “entregar” Zambelli no depoimento por medo de ser morto em uma “queima de arquivo”.

“Já se sabe que ela pagou hotel para o hacker se hospedar em Brasília e que ela levou o hacker para conversar com o presidente do PL, o honestíssimo Valdemar Costa Neto, e com o próprio Bolsonaro, no Palácio da Alvorada”, diz Joice na gravação. No vídeo, a bolsonarista ainda é chamada de “burra”, “bandida” e “estúpida”.

Em entrevista à GloboNews, Valdemar confirmou que Zambelli levou Delgatti para encontrá-lo e disse que o homem desejava ser contratado pelo partido.

“Você está bem encrencada. Esses encontros eram conspiradores contra a democracia, e é óbvio que os líderes da Câmara e o próprio Arthur Lira não colocarão mais as mãos no fogo para salvar Carla Zambelli, como já fizeram outras vezes. O caso de amor com Bolsonaro acabou. Bolsonaro não quer ver Zambelli nem pintada de ouro”, prosseguiu a ex-deputada. “Ela pode sentar no sofá, estourar uma pipoca e aguardar a cassação.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo