Política
Bruno Reis lidera corrida eleitoral em Salvador com 62% das intenções de voto, aponta pesquisa
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira 24 pela Paraná Pesquisas


O atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), pré-candidato à reeleição para a Prefeitura da capital, lidera absoluto nas intenções de voto, como mostrou o levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quarta-feira 24.
Ao todo, 62,7% dos eleitores da capital indicaram que escolheriam Bruno Reis para mais um mandato frente ao Palácio Tomé de Sousa.
Caso as previsões se mantenham, o gestor soteropolitano poderá vencer as eleições ainda em primeiro turno, assim como fez em 2020.
Em segundo lugar, com 12,1% das intenções de votos, aparece o atual vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB).
Em seguida, aparece o pré-candidato do PSOL, Kleber Rosa, com 2,9%. Luciana Buck, do NOVO, tem 1,6%. Os que não sabem ou não quiseram responder somam 6,6%. Os votos brancos, nulos e ninguém são 9%.
Rejeição
O levantamento ainda apurou o que pensam os eleitores de Salvador sobre os pré-candidatos.
O vice-governador Geraldo Júnior é líder na rejeição. Segundo o levantamento, 27,3% dos eleitores soteropolitanos dizem que não votariam no emedebista. O prefeito Bruno Reis tem 19,5%.
Já Kleber Rosa tem 18% de rejeição, e Luciana Buck aparece com 16,1%. Os eleitores que poderiam votar em todos somam 4,2%. Já os que não sabem ou não responderam são 18,3%.
A sondagem foi encomendada pelo portal Bahia Notícias e ouviu 802 eleitores entre os dias 18 e 23 de janeiro de 2024. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos e 95% de intervalo de confiança. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BA-04282/2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Com nomes do PT, MDB e União, Lavagem do Bonfim dá largada a ano eleitoral em Salvador
Por Gabriel Andrade
PT bate o martelo e deve apoiar nome do MDB na disputa pela prefeitura de Salvador
Por Wendal Carmo
Os líderes das disputas para prefeituras de São Paulo, Rio, BH, Salvador e Fortaleza, segundo o Atlas
Por CartaCapital
Ipec: só 17% avaliam a prefeitura de São Paulo sob Nunes como boa ou ótima
Por CartaCapital
Ricardo Nunes terá apoio de Bolsonaro nas eleições municipais, diz Tarcísio
Por Marina Verenicz