Política

Bruno Funchal é escolhido por Guedes como novo secretário do Tesouro

Funchal já faz parte do Ministério e ocupará lugar de Mansueto Almeida, nome de confiança de Guedes que pediu demissão do cargo

FOTO: Edu Andrade/Ascom/ME
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Economia confirmou que o economista Bruno Funchal será o novo secretário do Tesouro Nacional a partir do dia 31 de julho, data estipulada para a saída do atual secretário Mansueto Almeida, que pediu demissão do cargo.

Funchal já é funcionário do Ministério e ocupa, desde o início do governo Bolsonaro, a equipe da Secretaria de Fazenda como diretor de programas.

Nesta segunda-feira 15, ao comentar sobre sua saída, Mansueto Almeida disse que as políticas econômicas de Guedes, que seguem no caminho de mais reformas e planos de privatização de estatais, não devem ser alteradas com sua saída. “O grande fiador do ajuste fiscal é o ministro Paulo Guedes”, afirmou.

Mansueto, porém, divergiu da maioria do governo ao afirmar que as prioridades em tempos de pandemia deveriam ser centralizadas na comunidade científica e na proteção da saúde pública.

Bruno Funchal, por sua vez, foi um dos responsáveis pela elaboração das medidas chamadas de “pacto federativo”, que é composta por um conjunto de três PECs (Propostas de Emendas à Constituição) apresentadas no fim de 2019 com o objetivo central de mudar a disposição de recursos públicos nas mãos da União. Até o momento, o projeto está parado no Congresso Nacional.

O novo secretário é doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, com pós-doutorado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), informou a pasta. Em 2017 e 2018, atuou como Secretário da Fazenda do estado do Espírito Santo.

Na nota que confirma a mudança no Ministério, a pasta diz que está sendo feita uma “transição no comando” e agradece “a Mansueto Almeida pelo compromisso com a equipe que chegou com o novo governo e por todo trabalho realizado à frente do Tesouro Nacional em prol do reequilíbrio das contas do país.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo