Política
Bruno Covas é levado à UTI com sangramento no fígado
Prefeito trata câncer no sistema digestivo, diagnosticado em outubro


O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), teve um sangramento no fígado na tarde desta quarta-feira 11 e foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês.
O tucano está internado desde domingo 8 para a quarta sessão de quimioterapia. Ele trata de um câncer no sistema digestivo, diagnosticado em 28 de outubro. Há um tumor na cárdia, região entre o esôfago e o estômago.
Segundo os médicos, o sangramento se deu após procedimento para demarcação da lesão tumoral. Eles tinham constatado sangramento intra-hepático (na parte interna do fígado) e, portanto, os médicos fizeram uma arteriografia, exame radiológico com injeção de contraste que permite a visualização de uma artéria. Também fizeram o bloqueio da circulação no foco de sangramento, descrito como “minimamente invasivo”.
Depois do procedimento, a ida para a UTI se deu para o monitoramento de Covas. O boletim foi assinado pelos médicos Fernando Ganem, diretor de governança clínica do hospital, e Maria Beatriz Souza Dias, diretora clínica.
Nesta semana, os médicos haviam anunciado que o câncer tinha regredido. A lesão no fígado também apresentara uma resposta expressiva, de acordo com a equipe do hospital. A previsão anunciada para a duração do tratamento é de quatro meses, com cinco sessões até fevereiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.