Política

Bruno Covas culpa chuvas e diz que prefeitura reduziu danos em São Paulo

Prefeito gravou vídeo e informou que comitê de crise atua para monitorar impacto dos temporais

O prefeito Bruno Covas se reuniu com comitê de crise para debater sobre as chuvas. Foto: Governo do Estado de São Paulo
Apoie Siga-nos no

O prefeito Bruno Covas (PSDB) atribuiu os desastres em São Paulo à “quantidade imensa de água” que choveu nesta segunda-feira 10. Em vídeo, o tucano exaltou ações preventivas que, segundo ele, reduziram os danos dos temporais.

Covas se reuniu com o governador em exercício, Rodrigo Garcia, e com um comitê de crise na sede da prefeitura para discutir soluções emergenciais para os estragos.

“Para se ter uma noção, em três horas, em alguns pontos da cidade, choveu praticamente metade para todo o mês de fevereiro. O desastre teria sido ainda muito maior se não tivesse sido o trabalho preventivo que a prefeitura fez ao longo dos últimos meses. Limpamos vários córregos da cidade, limpamos todos os piscinões. Aliás, nenhum piscinão transbordou por conta dessa limpeza”, disse o prefeito.

Segundo Covas, a prefeitura está monitorando, principalmente, escolas municipais, hospitais e linhas de ônibus, e aumentou a equipe de limpeza nas ruas. O sistema de rodízio também foi suspenso. A atenção é especial com deslizamentos e desabamentos.

 

Até as 18h15, o Corpo de Bombeiros contabilizou 978 enchentes, 169 desabamentos e desmoronamentos e 195 quedas de árvores. Entre 0h e 15h, os bombeiros receberam mais de 7.650 chamados na capital e na região metropolitana de São Paulo.

Em Dubai, nos Emirados Árabes, o governador João Doria (PSDB) também se pronunciou. O tucano pediu para que as pessoas se protejam e evitem áreas de risco.

As chuvas provocaram transbordamento dos rios Tietê e Pinheiros e de outros córregos. Os trens da cidade ficaram parados por alagamentos nos trilhos. As marginais do Tietê e do Pinheiros tiveram bloqueios devido a pontos intransitáveis. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CET) informa 81 pontos de alagamento.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de água das últimas chuvas foi o maior em 37 anos para o mês de fevereiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar