Política

assine e leia

Brumadinho nunca mais

Por que o Congresso precisa aprovar um plano de risco ambiental das mineradoras

Impunidade. Passados cinco anos, ninguém pagou criminalmente pelas 270 mortes na tragédia. E o gerenciamento de desastres continua frouxo – Imagem: Felipe Werneck/Ibama
Apoie Siga-nos no

Trabalho no Senado para aprovar, neste mês de início de ano legislativo no Congresso, meu Projeto de Lei exigindo que todas as empresas mineradoras tenham um plano de gerenciamento de desastres, de forma a proteger a população e o meio ambiente e evitar que se repitam tragédias como a de Brumadinho. No momento em que se completam cinco anos das 270 mortes dessa catástrofe ainda impune, decorrente do rompimento, considerado evitável, de uma barragem comprometida da mineradora Vale, está com parecer favorável e pronto para votação no Senado, desde dezembro último, o Projeto de Lei (PL 1303/2019), de minha autoria, para exigir que o plano de aproveitamento econômico das jazidas contenha obrigatoriamente um plano de gerenciamento de risco de acidentes ambientais.

Meu objetivo é criar um mecanismo legal para garantir condições de segurança e sustentabilidade ambiental na exploração das atividades minerais. Aprovando esta lei, o Parlamento, que representa a população, vai contribuir para que as vidas humanas não continuem a ser tratadas apenas como mais uma variável que compõe a equação do lucro buscado por um extrativismo hoje predatório, mal regulado, mal fiscalizado e descontrolado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo