Política
Brasil registra 2.259 ocorrências de crimes eleitorais
1.115 se referem à boca de urna e 409, à compra de votos


O Brasil registra até agora 2.259 ocorrências de crimes eleitorais neste domingo 15, do primeiro turno das eleições municipais.
Desse total, 1.115 se referem à boca de urna e 409, à compra de votos. Os dados constam de boletim do Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgado às 19h.
Dentre os crimes eleitorais, também foram registradas ocorrências por fake news (39), transporte de eleitores (134) e dano à urna de votação (3), entre outros.
O boletim aponta ainda 41 crimes contra candidatos, dos quais 27 por ameaça, 7 por homicídios tentados e 7 casos de lesão corporal.
No total geral, incluindo crimes eleitores e demais tipos de crimes, foram registradas no País 2.850 ocorrências até a divulgação do boletim das 19h.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.