CartaExpressa
Brasil foi “lesado por justiceiros”, diz ministro ao citar Moro
Paulo Teixeira citou operação do Conselho Nacional de Justiça contra o ex-juiz por má gestão da Lava Jato


O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar Paulo Teixeira disse, neste sábado 23, que a investigação contra o ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União) por suposta má gestão da Operação Lava-Jato é “uma prova cabal de que o país foi enganado e lesado por justiceiros”.
O ex juiz @SF_Moro será investigado por má gestão dos recursos provenientes da operação Lava Jato. Uma prova cabal de que o país foi enganado e lesado por justiceiros.
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) September 23, 2023
A publicação do ministro se refere a instauração de uma reclamação disciplinar contra Moro promovida pelo Conselho Nacional de Justiça.
Na ação, o órgão aponta que houve violação da imparcialidade e da transparência e questiona as decisões que autorizaram o repasse de 2 bilhões de reais à Petrobras.
A operação também envolve Gabriela Hardt, que substituiu Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos da Lava Jato.
O ministro corregedor Luis Felipe Salomão ressaltou que houve indícios de atuação para fins políticos de Moro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moro decide atacar Lula após CNJ abrir investigação sobre ‘gestão caótica’ de dinheiro na Lava Jato
Por CartaCapital
Alberto Youssef aciona o STF contra Sergio Moro por grampo ilegal na Lava Jato
Por CartaCapital