Política

‘Brasil expulsa Bolsonaro e traz Lula de volta’, diz NY Times; veja manchetes internacionais

Com 99,9% das urnas apuradas, o petista obteve 50,9% dos votos válidos, ante 49,10% do ex-capitão

‘Brasil expulsa Bolsonaro e traz Lula de volta’, diz NY Times; veja manchetes internacionais
‘Brasil expulsa Bolsonaro e traz Lula de volta’, diz NY Times; veja manchetes internacionais
Foto: Ricardo Stuckert e EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

Veículos internacionais repercutem, na noite deste domingo 30, a vitória de Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição.

Com 99,9% das urnas apuradas, o petista obteve 50,9% dos votos válidos, ante 49,10% do ex-capitão.

Confira algumas das manchetes dos principais veículos:

  • New York Times, dos Estados Unidos: “Brasil expulsa Bolsonaro e traz de volta o ex-líder de esquerda Lula”
  • The Guardian, do Reino Unido: “Eleições no Brasil: Lula triunfa sobre Bolsonaro em retorno impressionante”
  • Clarín, da Argentina: “Em uma disputa voto a voto, Lula volta à Presidência 12 anos depois”
  • Le Figaro, da França: “Lula, a vida extraordinária do incansável campeão da esquerda brasileira”
  • El País, da Espanha: “Lula após vencer eleições: ‘Tentaram me enterrar vivo e aqui estou'”
  • Diário de Notícias, de Portugal: “Lula volta à Presidência do Brasil 12 anos depois, para um país dividido”
  • La Repubblica, da Itália: “O Brasil volta a escolher Lula: é a terceira vez”
  • Japan Times, do Japão: “Lula conquista por pouco a Presidência do Brasil em retorno impressionante”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo