Política

“Brasil é Boeing comandado por chimpanzé metido a engraçadinho”, diz Ciro Gomes

Para o PDTista, derretimento da bolsa brasileira durante a semana tem base na política econômica desastrosa de Guedes e Bolsonaro

Apoie Siga-nos no

Com três circuit breakers em dois dias, dólar batendo os 5 reais, derrubada do veto presidencial em relação ao BPC pelo Congresso e a crise do coronavírus chegando ao alto escalão de Brasília, a semana foi tudo, menos favorável ao governo.

O clima negativo do lado de fora, porém, não isenta o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, da responsabilidade do derretimento da bolsa brasileira e dos resultados pífios de crescimento econômico. É o que argumenta Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e presidenciável nas eleições de 2018 pelo PDT, que classificou o País como um “avião desgovernado em um céu extremamente perigoso”.

“O tempo que vem de fora – a crise internacional agravada pelo coronavírus e pela aversão aos riscos – é muito difícil, e o avião queimou uma turbina. O Brasil é um avião complexo, um Boeing sofisticado, que tem como comandante dele um chimpanzé, que é o Bolsonaro, e um co-piloto de videogame, que nunca viu um avião na vida, que é o Guedes. O coronavírus não explica a intensidade com que os ativos estão derretendo”, declarou Gomes em entrevista ao programa “Fechamento”, de CartaCapital, nesta quinta-feira 12.

O derretimento do Ibovespa piorou desde a disputa pelo preço do petróleo no mercado, pela determinação do coronavírus como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo fechamento das fronteiras americanas a vos europeus, conforme anunciado por Donald Trump na quarta-feira 11. Mesmo assim, para Gomes, o cenário externo é utilizado pelos defensores do governo como um pretexto para mascarar uma política econômica “anacrônica” à realidade brasileira.

 

“Eles estão usando um pretexto para não entender que estão com um chimpanzé metido a engraçadinho, que é o Bolsonaro, despreparado, não conhece absolutamente nada, e o Guedes, que fez um conjunto de apostas completamente anacrônicas sob o ponto de vista teórico moderno. Nenhum país do mundo congela por 20 anos seus investimentos públicos em estado constitucional.”, analisa em referência à PEC do Teto de Gastos, implementada pelo ex-presidente Michel Temer em 2017 e defendida pela equipe econômica neoliberal de Guedes.

“Você vai ter [uma crise] porque com a Constituição brasileira, mudada pelo Michel Temer com o aplauso dessa maluca fração da elite brasileira, coisa que o PT reproduziu, nós estamos proibidos de expandir o gasto. O SUS sofreu 12% de contração num país em que nascem dois milhões de bebês por ano. Então é um desastre, é um avião desgovernado num céu terrivelmente perigoso”, critica.

“No Hemisfério Norte, quando os patos começam a voar em direção ao Sul, todo popular entende: o inverno está chegando. No ano de 2019, sem coronavírus, o Brasil perdeu 50 bilhões de dólares de capital estrangeiro na bolsa de valores. Esse ano, já em dois meses, mais outros 50 bilhões de dólares foram embora. Ou seja: os patos do Norte estão voando pro Sul. Os estrangeiros, que não caem na manipulação, na mentira, na enganação dos pseudoeconomistas de TV no Brasil, estavam vendo que a bolsa de valores brasileira estava num nível irracional. Os ativos não correspondem àquilo. A explicação é brasileira. É a imperícia, impudência, incapacidade, incompetência do governo que nós temos”, analisa Ciro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar