Política

Brasil caminha para “regime de exceção”, diz Temer sobre denúncia

Em vídeo divulgado nas redes sociais, peemedebista afirma ser vítima de uma “conspiração de múltiplos propósitos”

"A verdade mais uma vez prevalecerá”, diz Temer
Apoie Siga-nos no

Em pronunciamento nas redes sociais na tarde desta sexta-feira 22, Michel Temer atacou a denúncia pelos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça apresentada contra ele pelo ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Temer disse que a denúncia é baseada em “ilações” e “provas forjadas” e afirmou que o Brasil pode estar a caminho de um “regime de exceção”.

“Só regimes de exceção aceitaram acusações sem provas, movidos por preconceito, ódio, rancor ou interesses escusos. Lamento dizer que, hoje, o Brasil pode estar trilhando esse caminho”, declarou. “A única vacina contra essa marcha de insensatez é a verdade.”

Leia também:
Voto de ruralistas a favor de Temer custará 10 bilhões de reais

Segundo Temer, a denúncia busca “desestabilizar” o governo e “paralisar o avanço do Brasil”. O processo chegou à Câmara dos Deputados depois que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, por 10 votos a 1, o pedido da defesa do peemedebista para suspender a tramitação da denúncia até que “questões preliminares” a respeito da delação da JBS fossem esclarecidas.

Para a maioria dos ministros – Gilmar Mendes foi o único a votar a favor de Temer –, o juízo político pela Câmara deve preceder o julgamento jurídico pela Corte. Na Câmara, a abertura de um processo contra o presidente é autorizada se forem atingidos ao menos 342 votos favoráveis à continuidade da ação.

Em seu pronunciamento, Temer disse que retirou o País “da recessão mais grave” da história. “E farei muito mais até janeiro de 2019. Quero continuar a honrar meu nome, herança limpa que herdei de meus pais. A verdade mais uma vez triunfará.”

Por fim, o peemedebista se disse vítima de uma “conspiração de múltiplos propósitos” e afirmou que acredita em uma análise técnica dos deputados.

“Tenho convicção absoluta de que a Câmara dos Deputados encerrará esses últimos episódios de uma triste página de nossa história, em que mentiras e inverdades induziram a mídia e as redes sociais nestes últimos dias. A incoerência e a falsidade foram armas do cotidiano para o extermínio de reputações”, disse. “Luto e lutarei contra qualquer pecha que tentam me colocar neste sentido.”

Tenho convicção de que os parlamentares submeterão essa última denúncia aos critérios técnicos e legais, e à verdade dos fatos. Uma análise crítica e desapaixonada provará os abusos dos que conspiraram contra a Presidência da República e o Brasil”, encerrou.

 

 

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo