Política

Boulos e o desespero golpista

O Estadão, o DEM e o PSDB querem iniciar sua caça às bruxas com a perseguição ao dirigente do MTST

Apoie Siga-nos no

Nos últimos dias, diferentes porta-vozes da direita golpista pediram a prisão do dirigente do MTST Guilherme Boulous. Primeiro foi o jornal O Estado de S. Paulo, num editorial que lembra os piores tempos da nossa história, sugerindo o início de uma caça às bruxas, o primeiro passo de uma ofensiva macartista na qual Boulous seria uma espécie de ensaio, uma primeira tentativa para ver se cola.

A sugestão do jornal veio envolta em propaganda golpista, com a home do site do Estadão pintada de amarelo, com a imagem do pato do Skaf e uma enorme legenda a favor do impeachment. Talvez nunca a parcialidade tenha sido tão descarada: o próprio site do jornal era uma grande propaganda golpista.

Depois do Estadão vieram o PSDB e o DEM, esses dois partidos-paradoxo, os democratas que são filhos da ditadura e os social-democratas que querem acabar com a social-democracia instaurada na era Lula, aprofundando a guinada neoliberal do governo Dilma.

Os falsos democratas e os neoliberais disfarçados de progressistas, estes últimos especialistas em reprimir brutalmente manifestações e greves de professores e roubar dinheiro da merenda escolar, entraram com representações na justiça pedindo a prisão do dirigente dos sem-teto. Sim, é um ensaio, e precisamos impedi-lo!

Com cinismo, eles acusam Boulos de incitar à violência (por ter organizado manifestações pacíficas em defesa da democracia!), quando na verdade quem tem incitado reiteradamente à violência são os grupelhos fascistas vinculados à oposição de direita e seus simpatizantes: agrediram pessoas em lugares públicos pela cor da roupa, negaram assistência médica a crianças pelas opiniões políticas dos pais, espalharam calúnias nas redes sociais, disseminaram discursos de ódio contra minorias, organizaram linchamentos contra figuras públicas e não fazem outra coisa senão promover a polarização e a violência.

Quem financia e dá suporte político ao grupo fascista Revoltados Online? Quem tirou foto sorrindo no gabinete da presidência da Câmara dos Deputados com os analfabetos políticos do MBL? Quem paga os patos do gramado do Congresso? Quem bancou o “acampamento” de onde pessoas armadas se recusavam a sair? Quem financia as campanhas de ódio e calúnias nas redes?

A quebra da institucionalidade democrática é impossível sem repressão e violência. Nenhum golpe se faz em paz. Por isso eles precisam dar um primeiro passo, para medir o impacto, calcular as repercussões e provocar medo. Querem prender Boulous como um ensaio da repressão que precisarão iniciar depois, se tomarem o poder.

Os deputados e as deputadas progressistas e a Frente Parlamentar dos Direitos Humanos estamos e estaremos mobilizados e alertas em defesa de Boulos e atentos às violações de direitos para enfrentá-las e denunciá-las, inclusive, em instâncias internacionais.

Precisamos entender que a defesa de Boulos é também uma luta necessária para a defesa da democracia. Precisamos deixar claro que não vamos permitir nunca mais que as liberdades democráticas sejam canceladas no nosso País. Nunca mais!

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.