Política

Bolsonaro volta a atacar o sistema eleitoral: ‘Quem opera é um ser humano’

Em entrevista ao ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho, o ex-capitão disse que vê com preocupação a contagem de votos

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar neste sábado 12 o sistema eleitoral brasileiro ao questionar a sua confiabilidade. Em entrevista ao ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho, o ex-capitão disse que vê com preocupação a contagem de votos.

“Não quero entrar em detalhes, mas temos um sistema eleitoral que não é de confiança de todos nós ainda”, afirmou. “A máquina, tudo bem, a máquina não mente. Mas quem opera é um ser humano. Então ainda existem muitas dúvidas no tocante a isso e a gente espera que nos próximos dias a gente tire essa dúvida”, acrescentou o presidente.

A declaração foi feita um dia após o Tribunal Superior Eleitoral rebater as novas insinuações de Bolsonaro. Em live na quinta-feira 10, o presidente voltou a lançar dúvidas sobre as urnas eletrônicas. Segundo ele, “todo mundo sabe do que tem que desconfiar”. O presidente também declarou que as Forças Armadas foram convidadas a participar do processo eleitoral pelo presidente do TSE, Luís Roberto Barroso.

“Eu sou o chefe supremo das Forças Armadas. Aceitamos um convite do ministro Barroso. O pessoal do Exército, segundo a mídia, buscou o TSE e começou a levantar possíveis vulnerabilidades, para ajudar o TSE. Foi oficiado o TSE, para que pudesse responder às Forças Armadas”, declarou. “Passou o prazo, ficou um silêncio, foi reiterado. O prazo se esgotou no dia de hoje. E isso está na mão do ministro [da Defesa] Braga Netto, que vai tratar desse assunto. Ele vai entrar em contato com o presidente do TSE para ver se o atraso foi em função do recesso ou se não foi.”

Como resposta, o tribunal, sem mencionar diretamente o ex-capitão, disse que “as declarações que têm sido veiculadas não correspondem aos fatos nem fazem qualquer sentido”.

O TSE ainda esclareceu que “o pedido do representante das Forças Armadas na Comissão de Transparência Eleitoral foi protocolado próximo do recesso, quando os profissionais das áreas técnicas fazem uma pausa”. Com a volta aos trabalhos, explica a Corte, “o conteúdo começou a ser elaborado e será encaminhado nos próximos dias”.

“São dezenas de perguntas de natureza técnica, com certo grau de complexidade. Tudo está sendo respondido, como foi devidamente comunicado ao referido representante”, completa a nota do TSE. “Cabe destacar que são apenas pedidos de informações, para compreender o funcionamento do sistema eletrônico de votação, sem qualquer comentário ou juízo de valor sobre segurança ou vulnerabilidades”.

Sem novos programas

Na conversa com Garotinho, Bolsonaro garantiu que não há nos planos do governo lançar um novo programa social que auxilie a população de baixa renda no pós-pandeia.

“No momento, não temos outros programas sociais para atender a população. Nosso objetivo é gerar empregos e fazer com que a inflação diminua”, disse.  “Vamos continuar, cada vez mais com livre mercado, buscando maneiras de reduzir a inflação e criando empregos”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo