Política

Bolsonaro utiliza informação falsa para justificar vídeo que ataca o Congresso

O presidente disse que vídeo compartilhado é de 2015, mas as imagens mostram a facada que ele foi vítima nas eleições de 2018

Presidente Jair Bolsonaro. Foto: PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro voltou a comentar sobre um vídeo que ele teria compartilhado com seus aliados atacando o Congresso Nacional e o STF. Em sua live semanal desta quinta-feira 27,  o presidente disse que as imagens eram de uma manifestação que iria ocorrer em 2015 e não de agora. Entretanto, as imagens divulgadas mostram a facada que Bolsonaro foi vítima nas eleições de 2018.

O vídeo foi divulgado na última terça-feira 25  pela jornalista Vera Magalhães, do Estado de S. Paulo. A notícia revelou que o presidente compartilhou convocação para as manifestações do próximo dia 15 de março, organizadas por movimentos de extrema direita para defender o governo e protestar contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Na quarta (26), após a divulgação das informações, o presidente disse por meio de redes sociais que “tenho no WhatsApp algumas poucas dezenas de amigos onde, de forma reservada, trocamos mensagens de cunho pessoal”. E não contestou que os vídeos, convocando para manifestações.

O vídeo repercutiu de forma negativa para o governo nas instituições. Os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado e do STF soltaram nota repudiando a atitude do capitão. Outras autoridades também se manifestaram negativamente à atitude de Bolsonaro e pessoas da sociedade civil.

Já nesta quinta Bolsonaro mudou a versão e disse que o vídeo não era de agora e atacou fortemente a jornalista Vera Magalhães. “Estou aguardando a Vera mostrar o vídeo dela. E não vai mostrar, né? O caráter dela…”, nesse momento o presidente é interrompido por outra pergunta e não completa o raciocínio.

Logo em seguida, Vera foi até seu Twitter e divulgou os vídeos e os prints que comprovam sua notícia. “Eu tenho vergonha na cara, presidente. E espero o mesmo do senhor”, afirmou a repórter.

lson

O jornal “O Estado de S. Paulo” divulgou a seguinte nota: “O Estado de São Paulo lamenta que o Presidente da República ataque a jornalista Vera Magalhães acusando-a de mentir por ter revelado que ele divulgou via Whatsapp 2 vídeos conclamando a participação nas manifestações previstas para o próximo dia 15 de março. Ao agir assim, ignorando os fatos, endossa conteúdos falsos vinculados ao tema que circulam nas redes sociais, algumas com ameaças veladas ou não direcionadas à Vera Magalhães.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo