Política

Bolsonaro usa personagens falsos para simular conversa em propaganda

Vídeo promocional foi publicado no perfil oficial do presidente da República

Campanha promocional usa personagem falso. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro usou personagens falsos em uma campanha promocional publicada nesta quarta-feira 1, em sua rede social. Em um vídeo chamado “Alô, presidente”, o chefe do Palácio do Planalto conversa com supostos cidadãos comuns, mas na verdade as fotos foram retiradas de bancos de imagens na internet.

O vídeo começa com uma pergunta de uma cidadã chamada Dona Maria Eulina, anunciada como moradora do Ceará. Ao mesmo tempo, aparece uma foto atribuída a ela. Ouve-se o que seria a sua voz: “Alô, presidente. Aqui é Maria Eulina, de Penaforte [cidade cearense]. Quero saber como é que está o projeto de transposição do Rio São Francisco, aqui no Ceará”.

Em seguida, Bolsonaro responde: “Olá, Maria Eulina. Aqui é o presidente Jair Bolsonaro. Que bom falar com a senhora. Nós acabamos de inaugurar mais uma etapa do eixo Norte, nessa semana, aí no Ceará.”

No entanto, a foto atribuída a Maria Eulina pode ser facilmente encontrada no site iStock, que vende fotografias profissionais. Na plataforma, a imagem é creditada ao usuário Mailson Pignata e é descrita como “Mulher idosa feliz que sorri feliz na idade adulta”. O preço da foto é de 45 reais.

Foto atribuída a moradora do Ceará pode ser facilmente encontrada em banco de imagem. Foto: Reprodução

 

Em seguida, aparece uma foto atribuída a um cidadão chamado Francisco Valmar, anunciado como morador do Rio Grande do Norte. No entanto, a mesma imagem já foi usada em uma campanha promocional anterior, chamada “O Brasil não pode parar”, que não chegou a ser veiculada.

O suposto cidadão faz uma pergunta sobre trens urbanos, e Bolsonaro responde: “Alô, seu Francisco Valmar. Aqui é o presidente Jair Bolsonaro. O nosso ministro [Rogério] Marinho estará aí nesta semana, inaugurando uma estação de VLT e anunciando mais 75 milhões para apoiar o serviço de trens urbanos”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo