Política

Bolsonaro usa caso Monark para pedir a criminalização do comunismo

O ex-capitão defendeu que organizações comunistas sejam ‘alcançadas e combatidas por nossas leis’

Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais, nesta quarta-feira 9, para se manifestar sobre as declarações do podcaster Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark, em defesa da criação e da legalização de um partido nazista no Brasil. O ex-capitão aproveitou o episódio para sugerir a criminalização do comunismo.

“A ideologia nazista deve ser repudiada de forma irrestrita e permanente, sem ressalvas que permitam seu florescimento, assim como toda e QUALQUER ideologia totalitária que coloque em risco os direitos fundamentais dos povos e dos indivíduos, como o direito à vida e à liberdade”, escreveu Bolsonaro nas redes.

E acrescentou: “É de nosso desejo, inclusive, que outras organizações que promovem ideologias que pregam o antissemitismo, a divisão de pessoas em raças ou classes, e que também dizimaram milhões de inocentes ao redor do mundo, como o Comunismo, sejam alcançadas e combatidas por nossas leis”.

Bolsonaro também disse prestar “apoio ao povo judeu, que hoje sofre não só com as cicatrizes deixadas pela história, mas também com o desrespeito daqueles que banalizam um assunto tão grave, rotulando tudo e todos na ânsia de conquistar ainda mais poder e controle sobre as pessoas”.

Afirmou, ainda, “ser o presidente que mais aproximou o nosso país dos judeus, seja intensificando as relações bilaterais com Israel, seja apoiando iniciativas importantes, como a Aliança Internacional de Memória do Holocausto (IHRA), na qual ingressamos em meu governo”.

A Polícia Civil de São Paulo, o Ministério Público de São Paulo e a Procuradoria-Geral da República já anunciaram abertura de investigações sobre Monark.

O procedimento da PGR também tem o objetivo de apurar a prática de eventual crime de apologia ao nazismo pelo deputado federal Kim Kataguiri, que participou do programa com Monark.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo