CartaExpressa
Bolsonaro tentou dar um golpe? População se divide, segundo a Paraná Pesquisas
O instituto publicou pesquisa que mostra que maioria da população tem informações sobre investigação que envolve o ex-presidente


A população brasileira está dividida entre os que acreditam que Jair Bolsonaro (PL) tentou dar um golpe de Estado e os que afirmam que ele não tentou. É o que mostra pesquisa divulgada nesta quinta-feira 16 pelo instituto Paraná Pesquisas.
Segundo o levantamento, 45,6% das pessoas afirmam que sim, Bolsonaro tentou um golpe. Outros 44,4% dizem que ele não tentou. A diferença, de pouco mais de um ponto percentual, está abaixo da margem de erro (de 3,4 pontos). Outros 10% não sabem ou não responderam à pergunta.
Confira os números:
Sim, tentou – 45,6%
Não tentou – 44,4%
Não sabe/não respondeu – 10%
O Paraná Pesquisas destacou ainda que 93,6% dos participantes da pesquisa ficaram sabendo das investigações contra o ex-presidente pela suposta tentativa de golpe, enquanto 6,4% disseram que não ouviram falar.
Enquanto isso, 44,8% dos participantes afirmam que o processo “é justo”, enquanto 42,6% avaliam ser “injusto” e 12,6% não sabem ou não responderam.
O levantamento foi feito entre os dias 7 e 10 de janeiro. Foram ouvidos 2.018 eleitores em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.