Política

Bolsonaro se antecipa e indica apoio a Marçal em eventual segundo turno contra Boulos em SP

Declaração indica que o ex-capitão não estaria confiante no resultado eleitoral de Ricardo Nunes (MDB), seu apadrinhado em SP no 1º turno, que patinou nas últimas pesquisas

Bolsonaro se antecipa e indica apoio a Marçal em eventual segundo turno contra Boulos em SP
Bolsonaro se antecipa e indica apoio a Marçal em eventual segundo turno contra Boulos em SP
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vota no Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sinalizou que deverá apoiar o candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), caso o ex-coach vá para o segundo turno do pleito contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). 

Bolsonaro tratou da eleição paulistana logo após votar na Vila Militar de Deodoro, na Zona Oeste do Rio, na manhã deste domingo 6. A declaração, registrada pelo jornal O Globo, indica que o ex-capitão, que apoia Ricardo Nunes (MDB) no 1º turno, não estaria confiante no desempenho do aliado. 

“Em São Paulo, há uma situação nova: um garoto novo do PRTB meio polêmico. Vamos ver como o povo decide”, disse Bolsonaro. Questionado se apoiaria o ex-coach em um eventual segundo turno contra o psolista, Bolsonaro respondeu: “contra o Boulos, qualquer um”.

Ainda sobre Marçal, Bolsonaro destacou duas características do candidato. “Ele é extremamente inteligente, mas falei que tem que segurar um pouquinho”, mencionou o ex-presidente, ao narrar um encontro que teve com Marçal há dois meses.

“Depois do encontro, ele afirmou ao estado de São Paulo que eu o apoiaria. Não falei isso. O vice do [Ricardo] Nunes é meu”, frisou Bolsonaro. 

Para Bolsonaro, Marçal “precisa de moderação”. “Ele gosta de polêmica, de fazer vídeo para corte”, disse o ex-capitão.

Um hipotético segundo turno entre Marçal e Boulos só será confirmado após a contagem dos votos na noite de hoje, mas os principais institutos de pesquisa tentam simular como seria o embate entre ambos. 

Na tarde do último sábado 5, o Datafolha, a Quaest e a AtlasIntel divulgaram pesquisas que indicaram os seguintes cenários:

Datafolha

  • Guilherme Boulos: 48% (eram 48%)
  • Pablo Marçal: 38% (eram 36%)
  • Branco/nulo/nenhum: 14% (eram 11%)
  • Não sabe: 1% (era 1%)

Quaest

  • Guilherme Boulos: 45% (eram 41%)
  • Pablo Marçal: 37% (eram 36%)
  • Branco/nulo/não vai votar: 16% (eram 19%)
  • Não sabe: 2% (eram 4%)

AtlasIntel

  • Pablo Marçal: 43% (eram 40%)
  • Guilherme Boulos: 42% (eram 48%)
  • Branco/Nulo/Não sabe: 15% (era 1%)

Além dos três institutos, a pesquisa Real Time Big Data, divulgada na última sexta-feira 4, mostrou que Boulos teria 41% no segundo turno contra Marçal, que aparece com 40%. Os que pretendem votar em branco ou nulo somam 11%, enquanto os que não souberam ou não responderam totalizaram 8%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo