CartaExpressa

Bolsonaro resgata teoria conspiratória e usa vídeo antigo para insinuar que o PT ordenou facada

Em meio a avanços do caso Marielle, o ex-presidente ‘ressuscitou’ um vídeo de 2021 no qual o ex-ministro José Dirceu se refere ao atentado

O candidato à Presidência pelo PSL levou uma facada durante campanha em Juiz de Fora
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) resgatou um vídeo de 2021 no qual o ex-ministro José Dirceu (PT) se refere à facada de Adélio Bispo como “um erro nosso” para reavivar teorias conspiratórias sobre o episódio. A publicação, feita nesta quinta-feira 27, já havia sido caracterizada como ‘enganosa’ por órgãos de checagem.

A postagem desta quinta não contém legenda, mas manteve o título utilizado pelo site de direita que reproduziu a fala do petista. “José Dirceu (PT) assume: ‘Facada em Bolsonaro foi erro nosso'”, diz o vídeo.

O mesmo trecho foi publicado pelo vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) em 2021. À época, seguidores bolsonaristas encamparam a teoria de que Dirceu estaria confessando a culpa do PT no atentado.

“Minha fala é uma lista de fatos imprevisíveis na política, que poderiam impedir a eleição do Lula ou do Haddad em 2018. Dentre eles, possíveis erros nossos E a facada em Bolsonaro. Coisas diferentes, compondo a mesma listagem de fatos imprevisíveis”, rebateu Dirceu à época.

A declaração do ex-ministro foi dada ao canal Tutaméia TV, em março de 2021. Na entrevista, Dirceu disse que o PT teria vencido as eleições presidenciais de 2018 caso Dilma Rousseff não tivesse sofrido o processo de impeachment, ocorrido dois anos antes.

Esta não é a primeira vez que Bolsonaro tenta atribuir o crime cometido em Juiz de Fora durante a campanha eleitoral em 2018 a partidos de esquerda.

O inquérito da Polícia Federal concluiu que Adélio Bispo teria agido sozinho, mas, ainda assim, o ex-presidente levanta suspeitas de que o episódio foi financiado por opositores políticos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo