Mundo

Bolsonaro recua e diz que crítica a imigrantes foi “ato falho”

Na segunda-feira 18, o presidente afirmou que a maioria dos imigrantes “não tem boas intenções”

Bolsonaro e Araújo em vista aos Estados Unidos (Foto: Alan Santos/PR)
Apoie Siga-nos no

Em entrevista coletiva em Washington logo depois do encontro com Donald Trump, o presidente Jair Bolsonaro voltou atrás e disse que sua declaração sobre imigrantes foi um “equívoco”. Na segunda-feira 18, Bolsonaro afirmou que apoia a ideia de Donald Trump de construir um muro na fronteira dos EUA com o México e que a maioria dos imigrantes não tem boas intenções.

“Grande parte dos imigrantes tem boas intenções. A questão dos EUA é política interna deles, não nossa. Foi um ato falho cometido no dia de ontem.” A polêmica se deu pois no mesmo dia que o presidente fez esta afirmação, Bolsonaro dispensou os cidadãos dos Estados Unidos da necessidade de visto para viajar ao Brasil. A dispensa também vale para os visitantes do Canadá, Austrália e Japão.

O filho do presidente, Eduardo Bolsonaro, que acompanha o pai na viagem, também se envolveu na polêmica. O deputado federal afirmou que o brasileiro que vai para os EUA de maneira regular é bem-vindo. Brasileiro ilegalmente fora do país é problema do Brasil, “é vergonha nossa”, declarou.

Venezuela

Bolsonaro e Trump no Salão Oval (Foto: Brendan Smialowski / AFP)

Mais cedo, o presidente concedeu uma entrevista coletiva ao lado de Donald Trump. A fala dos chefes do executivo durou cerca de vinte minutos e deixou no ar tempo bastante nebuloso para o presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Perguntado sobre a possibilidade de atuação militar no país, o líder americano usou a resposta vaga – e abrangente – de sempre: “Todas as opções estão abertas.”

Leia também: Bolsonaro promete "honrar" decisão militar de Trump na Venezuela

O brasileiro, por sua vez, usou a falta de habilidade para responder e insinuar um plano em processo. “Há certas questões que, se você divulgar, deixam de ser estratégicas”, disse Bolsonaro. E seguiu com algo para colocar a tropa da fronteira em posição de sentido: “Tudo que for definido aqui será honrado.”

Em fevereiro deste ano, os EUA pressionaram o Brasil para utilizar sua força militar no país vizinho, que proibiu entrada de ajuda humanitária. Na época, o Palácio do Planalto informou que a operação na região já era feita em coordenação com os americanos, mas descartou o envolvimento físico de Washington ou de militares brasileiros do lado de lá da fronteira.

Donald Trump se referiu a Maduro como “marionete de Cuba e Nicarágua” e elogiou o Brasil por ter reconhecido Juan Guaidó como presidente legítimo da Venezuela. Bolsonaro associou o país vizinho ao Foro de São Paulo e disse que esse período se encerrou no país.

“Chegou o ocaso do socialismo em nosso hemisfério”, disse o presidente americano. Ele afirmou aos jornalistas que o povo da Venezuela clama por democracia e fez duras críticas ao momento econômico que se passa no país. “Como pode o país mais rico se tornar o mais pobre?”

Economia

Leia também: Bolsonaro critica imigrantes e defende muro de Trump

Bolsonaro se fez muito aberto a novas negociações com os EUA. Para o presidente, os setores privados das duas nações precisam continuar conversando. “Sempre fui um admirador dos EUA e isso aumentou com a sua presença na presidência. Abrimos um capítulo inédito da relação do brasil com os EUA. Essa é a hora de superar”, disse.

Trump também prometeu estreitar as relações de comércio e apoiar a entrada do Brasil na OCDE. “Não temos nenhuma hostilidade com o Brasil, como aconteceu antes. Zero hostilidade da minha parte.”

Quando questionado sobre China, e o fato dos EUA estar negociando com o país asiático, Bolsonaro disse que o comércio com todos os países continuará, mas sem o viés ideológico. “Queremos uma América grande e um Brasil grande também.”

As críticas do bolsonarismo à China “comunista” se avolumam desde a campanha eleitoral. Em outubro, ainda como candidato, Bolsonaro queixou-se de que o país “não está comprando no Brasil, ela está comprando o Brasil”.

A mudança de percepção tem a ver com as reclamações dos ruralistas, grandes apoiadores de Bolsonaro. Representantes de diversos setores do agronegócio estão alarmados com a beligerância contra os chineses, que compram todo ano 35 bilhões de dólares em produtos agrícolas do Brasil. Esta montanha de dinheiro é uma das principais responsáveis pelo lucro do setor, pelo superávit na balança comercial brasileira e pela entrada de divisas no País.

Para encerrar, Trump  lembrou que os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil, em 1822, e concluiu que os dois países são as duas maiores democracias e as duas maiores economias do hemisfério ocidental.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.