Política

Bolsonaro queria informações da PF sobre ele, diz Carla Zambelli

Segundo o jornal O Globo, deputada afirmou que o presidente não queria saber informações sobre outras pessoas

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP). Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) afirmou, segundo o jornal O Globo, que o presidente Jair Bolsonaro quis ter acesso a informações da Polícia Federal que diziam respeito somente a ele, e não a adversários políticos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira 27.

Na tentativa de defender o presidente da República, a congressista disse que ele não queria que a PF repassasse informações “sobre o José Dirceu, por exemplo”.

“O ponto é que ele [Bolsonaro] falava que gostaria de ter acesso a informações relativas a ele, não contra outras pessoas. Um [dos casos] é a tentativa de assassinato a ele, que até hoje não se descobriu o mandante. Ele não queria que a PF repassasse informações sobre o José Dirceu, por exemplo. O que ele queria eram os últimos acontecimentos do país dentro de cada órgão, aquelas [informações] que podem se tornar públicas. Por que ele pode saber informações de outros órgãos, e não da PF?”, afirmou a parlamentar, de acordo com o veículo.

A outros veículos, Carla Zambelli também atribuiu a insatisfação de Bolsonaro com a PF à falta de atenção com possíveis desvios de verbas nos repasses emergenciais da União aos estados e municípios, em tempos de pandemia do novo coronavírus.

Em entrevista à rádio Jovem Pan, a deputada declarou que a distribuição de “bilhões e bilhões de reais” aos governadores despertou em Bolsonaro a suspeita de corrupção, mas o então diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, não correspondeu à sua preocupação.

“Teve uma reunião que o Moro falou para o Valeixo: ‘Como estão indo as investigações em relação a possíveis desvios de verbas nos estados?’. E o Valeixo disse: ‘É, tá indo’. Então assim, a coisa estava muito devagar. A gente não pode, no meio de uma pandemia, ter um surto de corrupção estadual e a Polícia Federal não fazer nada. Foi justamente por isso que a briga começou”, relatou a congressista.

Carla Zambelli também declarou à Jovem Pan que Bolsonaro ficou descontente com a “demora” da Polícia Federal em solucionar o caso do porteiro que havia vinculado o presidente da República ao assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ). Em fevereiro deste ano, um laudo pericial rebateu o depoimento do porteiro.

Em pronunciamento na sexta-feira 24, Bolsonaro se queixou de que a Polícia Federal não apresentava esforços para investigar sobre a facada que sofreu durante a campanha eleitoral em 2018.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.