CartaExpressa

Bolsonaro pode abandonar Magno Malta para apoiar Evair de Melo no ES, diz jornal

Ex-senador não é o único bolsonarista que deve ficar desamparado. Nomes como Marcos Rogério e Abraham Weintraub também devem ficar sem apoio

Bolsonaro pode abandonar Magno Malta para apoiar Evair de Melo no ES, diz jornal
Bolsonaro pode abandonar Magno Malta para apoiar Evair de Melo no ES, diz jornal
Apoie Siga-nos no

Jair Bolsonaro (PL) pode deixar mais um apoiador de primeira ordem desamparado nas próximas eleições. O nome da vez agora é Magno Malta (PL), que já sinalizou que pretende concorrer ao Senado pelo Espírito Santo, mas não deve contar com o apoio do presidente se depender de conselheiros do ex-capitão. A informação é do jornal Folha de S. Paulo desta quinta-feira 6.

De acordo com a publicação, Bolsonaro vem sendo aconselhado a apadrinhar politicamente Evair de Melo (PP) e abandonar Malta. Melo é o atual vice-líder do governo na Câmara e nutre proximidade com o presidente. O nome é bem visto por conselheiros por ter menor rejeição que Malta, que amargou um terceiro lugar em 2018 ficando de fora do Senado.

O ex-senador foi preterido em outras duas ocasiões. Primeiro, para ser vice de Bolsonaro em 2018 e, depois, não assumiu nenhum ministério. À época, o presidente declarou que “tínhamos um desenho do ministério na cabeça, infelizmente não coube o perfil dele [Malta] não se enquadrou nessa questão”.

Malta não é o único bolsonarista que deve ficar desamparado na disputa eleitoral. Recentemente, o ex-capitão sinalizou que não pretende apoiar a candidatura do senador Marcos Rogério (DEM-RO) para o cargo de governador de Rondônia. O parlamentar ficou conhecido por ser o grande defensor de Bolsonaro durante a CPI da Covid, ainda assim, corre o risco de ficar de fora da lista de apadrinhados.

No Rio Grande do Sul, dois fortes aliados de Bolsonaro disputam o apoio do presidente para concorrer ao governo: o ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni (DEM), e o senador Luis Carlos Heinze (PP). Até o momento, nenhum dois dois nomes sinalizou que pretende abrir mão da candidatura, e é possível, portanto, que um tenha que ser ‘abandonado’ pelo ex-capitão na foto oficial.

O mesmo ocorre em São Paulo, onde Bolsonaro já confirmou que o seu candidato ao governo será o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Com a escolha, o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, com apoio de Roberto Jefferson (PTB), terá que buscar votos sem a ajuda do antigo chefe. Nas redes, Weintraub já é tratado como ex-aliado por alguns perfis por insistir em se opor a Tarcísio. Mais recentemente, chegou a discutir com a deputada Janaina Paschoal (PSL-SP) sobre a disputa de candidaturas.

Bolsonaro tem dito desde antes de ir ao PL que o seu objetivo é ampliar a sua base no Congresso, em especial, no Senado. Segundo o próprio presidente disse a apoiadores, há estados em que quatro candidatos buscam seu apoio e por isso ‘muitos irão ficar chateados com ele’. Nas conversas no cercadinho, tem dito que irá escolher nomes com ‘votos’ e ‘força política’. É provável, portanto, que a ‘lista de ex-aliados’ aumente consideravelmente com a aproximação das eleições.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo